Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5702
Título: Controle de matéria prima no setor de corte para redução de desperdício em uma confecção
Título(s) alternativo(s): Control of raw material cutting sector for reduction of waste in a confection
Autor(es): Leite, Lincoln Pereira
Orientador(es): Silva, Tais Larissa da
Palavras-chave: Resíduos industriais
Indústria têxtil
Redução de danos
Factory and trade waste
Textile industry
Harm reduction
Data do documento: 12-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: LEITE, Lincoln Pereira. Controle de matéria prima no setor de corte para redução de desperdício em uma confecção. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2018.
Resumo: Atualmente, a rivalidade de mercado e a transformação do perfil dos consumidores estimulam as organizações a investigarem soluções e tecnologias focando na redução de desperdício otimizando os processos e minimizando custos. Sendo assim, o foco central desse trabalho, por meio de um estudo exploratório, foi a proposta de alternativa para redução de geração de resíduos têxteis aprimorando o setor de corte. Logo, essa diminuição de resíduos sólidos cria uma alternativa para um controle de geração de resíduos sem perda de competitividade aproveitando ao máximo a matéria-prima recalculando os custos e payback do investimento.
Abstract: Nowadays, the market competition and the consumers profile's transformation encourage organizations to investigate solutions and technologies by focusing on waste reduction by optimizing processes and minimizing costs. Thus, the main objective of this work, through an exploratory study, will be to propose alternatives for reducing the textile waste generation improving the cutting sector. Therefore, this solid waste reduction will create an alternative for a pollution control without loss of competitiveness taking full advantage of the feedstock.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5702
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Têxtil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COENT_2018_1_05.pdf731,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.