Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5777
Título: Efeito "bubble up” - do oriente para o ocidente: a influência do street style do Japão na concepção de uma marca para "otakus" ou "otomes" no Brasil
Título(s) alternativo(s): "Bubble up" - from east to west: the influence of japanese street style in designing a brand for "otakus" or "otomes" in Brazil
Autor(es): Carmo, Bárbara Correa do
Cóis, Francielly
Orientador(es): Suono, Celso Tetsuro
Palavras-chave: Roupas femininas
Moda - Estilo
Vestuário - Aspectos simbólicos
Women's clothing
Fashion design
Clothing and dress - Symbolic aspects
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: CARMO, Bárbara Correa do; CÓIS, Francielly. Efeito “bubble up” - do oriente para o ocidente: a influência do street style do Japão na concepção de uma marca para “otakus” ou “otomes” no Brasil. 2015. 214 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
Resumo: Essa pesquisa trata-se de um estudo sobre o efeito “Bubble Up” – também conhecido como efeito “Borbulha” – que consiste nas tendências que têm origem nas ruas e que acabam sendo usadas nas passarelas em coleções de designers renomados. A abordagem é direcionada na identificação desse efeito por meio da moda Street Style presente nas ruas do Japão e de como as tendências do “Bubble Up” do Oriente podem ser inseridas para a concepção de vestuários para países do Ocidente. Para tanto, um grupo específico que circula nas ruas do Japão – conhecido como “Decora” – serviu como parâmetro para a identificação de elementos estéticos-simbólicos que se aproximam nos anseios de consumo de um outro grupo existente no Brasil, denominado como “otakus” ou “otomes” – que são jovens do gênero feminino apreciadoras da cultura pop japonesa, mais especificamente fãs de mangás e animês (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses). A proposta no desenvolvimento dessa marca direcionada para esse público no Brasil partiu do fenômeno crescente de mulheres que querem expressar sua identidade por meio de trajes que contextualizem o universo alegre e descontraído característico dos personagens de mangás e animês, mas que ao mesmo tempo não se constituam em meras fantasias utilizadas somente em eventos de “cosplay”, e sim, em vestuários que possam ser usados em locais públicos comuns e nas diversas atividades do dia-a-dia.
Abstract: This research it is a study of the effect "Bubble Up" – also known as effect "Bubbles" – consisting of the trends that come from the streets and end up being used on the runways in collections of renowned designers. The approach is focused on identifying this effect through fashion Street Style present in the streets of Japan and how trends "Bubble Up" from the East can be inserted to design garments for Western countries. Thus, a specific group circulating in the streets of Japan – known as "Decora" – as the parameter for identifying aesthetic-symbolic elements approaching the longings consumption of another existing group in Brazil, known as "otakus" or "otomes" – who are young appreciative of female japanese pop culture, specifically manga fans and anime (japanese comics and cartoons). The proposal to develop this brand targeted to that audience in Brazil came from the growing phenomenon of women who want to express their identity through costumes that contextualize the joyful universe and relaxed characteristic of the characters of manga and anime, but at the same time does not constitute mere fantasies only used in "cosplay" events, but in garments that can be used in common public places and in various day-to-day.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5777
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2015_2_26.pdf15,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.