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Título: Os códigos sociais do vestir: considerações sobre a percepção de moda das consumidoras de lojas populares no centro de Londrina-PR
Título(s) alternativo(s): Social codes of dress: considerations on the perception of fashion consumers of popular stores in central Londrina-PR
Autor(es): Reyes, Renata Alessandra
Orientador(es): Ghizzo, Marcio Roberto
Palavras-chave: Consumo (Economia)
Moda
Vestuário - Aspectos simbólicos
Consumption (Economics)
Fashion
Clothing and dress - Symbolic aspects
Data do documento: 27-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: REYES, Renata Alessandra. Os códigos sociais do vestir: considerações sobre a percepção de moda das consumidoras de lojas populares no centro de Londrina-PR. 2013. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2013.
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo sobre processos sociais que se encontram inseridos nas ações do vestir, sinalizando para representações simbólicas que o vestuário transmite sobre aqueles que o usa. Para tanto, realizou-se um estudo empírico no centro tradicional da cidade de Londrina, interior do Paraná, e correlacionaram-se as informações auferidas em campo com as teorias estudadas, que perpassam pelo consumo e pela moda. Entende-se que esta dinâmica funciona como meio de distinção social, no qual o gosto é socialmente produzido para a manutenção do sistema capitalista, influenciando na formação da identidade das pessoas, intimamente relacionada, neste caso, com a moda consumida. A metodologia utilizada neste trabalho é o método qualitativo, no qual as respostas das entrevistas ratificaram a veracidade da teoria estudada.
Abstract: This paper conducts a study of social processes that are embedded in the actions of dressing, signaling symbolic representations that clothing conveys on those uses. Therefore, we carried out an empirical study in the traditional center of the city of Londrina, Paraná state, and correlated the information accrued in field theories studied, which permeate the consumer and fashion. It is understood that this dynamic works as a means of social distinction, in which the style is socially produced for the maintenance of the capitalist system, influencing the formation of identities, closely related, in this case with fashion consumed. The methodology used in this study is a qualitative method, in which the answers of the interviews ratified the veracity of the theory studied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5812
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