Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Giovana Moro Cavalcante
dc.date.accessioned2020-11-09T18:46:16Z-
dc.date.available2020-11-09T18:46:16Z-
dc.date.issued2011-11-22
dc.identifier.citationLEMOS, Giovana Moro Cavalcante. O consumo de moda e a formação da identidade: considerações sobre os corinthianos. 2011. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5885-
dc.description.abstractIn past decades, the identity was considered something static and, as the globalization phenomenon was being spreading, the subject, once considered cartesian, was being transforming: first into sociological subject and then into post-modern subject. Therefore, this present work aims to show how consumption was becoming a fundamental tool in people’s identity formation, once this happens to satisfy, often, more a symbolic need than a real one. Besides, the diversity of products, services, etc., available to the society, generated a certain identity crisis, in which people consume in order to demonstrate who they are or who they want to be. It is not different in the soccer environment, because people consume the products of their team wanting to show devotion and love for their club and that they are part of that group. The field research confirmed the hypothesis that people consume in order to be part of a group with common interests and to be proud of showing the team that they cheer for.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedorespt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectGroup identitypt_BR
dc.subjectSoccer fanspt_BR
dc.titleO consumo de moda e a formação da identidade: considerações sobre os corinthianospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNas décadas passadas a identidade foi considerada algo fixo e, conforme o fenômeno da globalização foi se disseminando, o sujeito, que antes era considerado cartesiano, foi se transformando: primeiro em sujeito sociológico e depois em sujeito pós-moderno. Dessa forma, o presente trabalho objetiva mostrar a forma como o consumo foi se tornando instrumento fundamental na formação da identidade das pessoas, já que isto acontece para saciar, muitas vezes, mais uma necessidade simbólica do que real do indivíduo. Além disso, a diversidade de produtos, serviços, etc., que são disponibilizados à sociedade gerou certa crise de identidade, em que as pessoas consomem com intuito de demonstrar quem são ou desejam ser. No meio futebolístico, não é diferente, pois as pessoas consomem os produtos do time querendo demonstrar devoção e amor ao clube e que fazem parte daquele conjunto. A pesquisa de campo realizada confirmou a hipótese de que as pessoas consomem com o intuito de fazer parte de um grupo com interesses em comum e por se orgulhar de mostrar o time para que torcem.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Ghizzo, Marcio Roberto
dc.contributor.advisor-co1Spaine, Patrícia Almeida
dc.subject.cnpqTecnologia em Design de Modapt_BR
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2011_2_5.pdf15,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.