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Título: Adequação de tecnologias ao vestuário infantil
Autor(es): Gardin, Janaine Maria
Chaves, Eliana
Orientador(es): Pires, Gisely Andressa
Palavras-chave: Roupas infantis
Modelagem
Ergonomia
Children's clothing
Modelyng
Human engineering
Data do documento: 31-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: CHAVES, Eliana; GARDIN, Janaine Maria. Adequação de tecnologias ao vestuário infantil. 2014. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Resumo: Durante muitos séculos, a infância foi completamente ignorada e como não havia distinção na vida cotidiana entre crianças e adultos às necessidades e particularidades do mundo infantil eram insignificantes. A partir dos cinco anos vestia-se a criança como pequenas miniaturas dos adultos e antes disso não havia sequer a identificação de gênero, meninas e meninos vestiam-se da mesma maneira. Os trajes destinados às crianças em séculos passados impediam as brincadeiras e a liberdade de movimentos, além de gerar grande desconforto para os pequenos. Brincar é a principal atividade da infância, a comunicação durante a brincadeira faz com que a criança desenvolva sua imaginação e crie capacidades importantes para o seu desenvolvimento. A partir da abordagem ergonômica compreende-se que o vestuário deve ser adequado ao usuário e ás pessoas que direta ou indiretamente são influenciadas pelo produto. Dessa forma o uso de tecidos tecnológicos colabora para o bem estar da criança e facilita a limpeza e manutenção das peças para as mães. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma coleção de produtos de moda voltada para crianças com idade entre 2 a 6 anos, que atenda as necessidades práticas, estéticas e simbólicas do mundo infantil colaborando para a liberdade dos movimentos e melhor qualidade de vida da criança em seu cotidiano.
Abstract: For many centuries, the childhood was completely ignored and as there was no difference in lifestyles between children and adults, the needs and peculiarities of the child's wolrd was insignificante. From the age of five, the child was dressed as minituatures of adults and even before that there were no gender identifications, boys and girls used to dress the same way.The outfits that were destined to children during past centuries enabled them to play and move freely, besides creating a great lack of confort for the litlle ones. Playing is the mais activity through childhood, the comunication during such time leads them to develope imagination and also importante abilities for their development. Ever since the ergonomic approach it is understood that the dressing of the child should be fitable and people who are directly or indirectly influenced by the products. Therefore the use of technological fabrics colaborates to the well being of the child and makes it easier for the mothers cleanliness and upkeep. , The goal of this paper is to develop a colection of products that aim fashion among children from 2 to 6 years, to fulfill the practical needs, esthetic and simbolic of the childhood world and also to help them move freely with a better quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5949
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