Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5998
Título: Um estudo sobre o uso do mecanismo de dicas no ensino de conceitos básicos de programação
Título(s) alternativo(s): A study on the use of the mechanism of hints for teaching basic programming concepts
Autor(es): Gonzalez, Gustavo Correia
Orientador(es): Silva, Marco Aurélio Graciotto
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Programação (Computadores)
Aprendizagem por atividades
Teaching - Aids and devices
Computer programming
Active learning
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GONZALEZ, Gustavo Correia. Um estudo sobre o uso do mecanismo de dicas no ensino de conceitos básicos de programação. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: Contexto: O elevado nível de reprovação em disciplinas em que são ensinados conceitos básicos de programação, em qualquer grau de ensino, é um problema enfrentado por muitos alunos e tem sido alvo de várias pesquisas. Existe um conjunto de razões que estão relacionadas com a origem do problema, como o método de ensino e aprendizagem, a falta de algumas competências e interesse por parte dos alunos, e a própria dificuldade do tema. Para tratar esse problema, sistemas que auxiliam o aprendizado com dicas vêm sendo utilizados para ajudar os alunos na realização de exercícios. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de dicas de código aberto para auxiliar os alunos na aprendizagem de conceitos básicos de programação, mais especificamente nos tópicos de estrutura de condição e laço de repetição. Método: O sistema de dicas foi desenvolvido com o framework de desenvolvimento Laravel. Ele foi avaliado em um estudo com alunos e profissionais da área da Computação a partir de um conjunto de exercícios previamente definidos. O estudo foi dividido em 3 etapas, sendo às duas primeiras destinadas ao preenchimento da base de dicas do sistema. Nessas etapas, participaram alunos que já realizaram as matérias de algoritmos e estruturas de dados e profissionais da área de Computação. Na terceira etapa do estudo, alunos do primeiro período utilizaram o sistema para resolução de exercícios com auxílio das dicas previamente cadastradas. Após a realização destas etapas, por meio dos dados capturados nas submissões, foram extraídas as medidas referentes aos códigos e utilização das dicas para resolução dos exercícios. Os alunos da terceira etapa também responderam um questionário sobre o uso da ferramenta. Resultados: Foram criadas 79 dicas e realizadas 243 submissões no estudo. Considerando os participantes da terceira etapa do estudo, observam-se indícios de que as dicas foram úteis à resolução dos primeiros exercícios. Os resultados do questionário indicam que a experiência da utilização do sistema de dicas foi positiva e que as dicas foram úteis para o desenvolvimento dos exercícios. No entanto, a quantidade de participantes e exercícios resolvidos para a última etapa do estudo não permitem uma avaliação mais rigorosa dos resultados e da ferramenta. Conclusões: Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema de dicas, relatando-se suas principais características e avaliando-o com alunos e profissionais da área de Computação. A partir da avaliação realizada após a aplicação do estudo, foi possível identificar indícios de que a utilização do mecanismo de dicas ajudaram os alunos na resolução de exercício que abordam conceitos básicos de programação.
Abstract: Context: The high level of reprobation in subjects where basic programming concepts are taught at any level of education is a problem faced by many students and has been the subject of a number of researches. There are a number of reasons that are related to the origin of the problem, such as the teaching and learning method, the lack of some skills and interest on the part of the students, and the difficulty of the subject itself. To address this problem, systems that aid learning with hints are being used to help students perform exercises. Objective: The objective of this work was to develop an open source hints system to help students learn basic programming concepts, more specifically on condition structure and loop repetition topics. Method: The hints system, called iHint, was developed with the Laravel development framework. It was evaluated in a study with students and professionals of the Computing area from a set of previously defined exercises. The study was divided in 3 stages, being the first two destined to fill the base of hints of the system. In these stages, students who already did the subjects of algorithms and data structures and professionals of the Computing area participated. In the third stage of the study, students of the first period used the system to solve exercises using the previously registered hints. After completing these steps, through the data captured in the submissions, the measures related to the codes and the use of the hints for resolving the exercises were extracted. The third stage students also answered a questionnaire about the use of the tool. Results: 79 hints were created and 243 submissions were made in the study. Considering the participants of the third stage of the study, there are indications that the hints were useful to solve the first exercises. The results of the questionnaire indicate that the experience of using the system of hints was positive and that the hints were useful for the development of the exercises. However, the number of participants and exercises solved for the last stage of the study does not allow a more rigorous evaluation of the results and the tool. Conclusions: In this work, a system of hints was developed, reporting its main characteristics and evaluating it with students and professionals of the Computing area. From the evaluation performed after the application of the study, it was possible to identify indications that the use of the mechanism of hints helped the students in the resolution of exercise that approach basic concepts of programming.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5998
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanismodicasensinoprogramacao.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.