Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6021
Título: Desenvolvimento e avaliação de uma interface vibrotátil para aprendizagem de movimentos de articulação das mãos para a execução de padrões rítmicos
Autor(es): Valério, Vinícius Dias
Orientador(es): Côgo, Filipe Roseiro
Palavras-chave: Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Música - Instrução e estudo
Ensino - Meios auxiliares
User interfaces (Computer systems)
Music - Instruction and study
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 22-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: VALÉRIO, Vinícius Dias. Desenvolvimento e avaliação de uma interface vibrotátil para aprendizagem de movimentos de articulação das mãos para a execução de padrões rítmicos. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um dispositivo com interface vibrotátil, a fim de ser usado no contexto da aprendizagem musical. Esse dispositivo, poderá auxiliar alunos na aprendizagem de movimentos específicos de articulação, usados durante o acompanhamento de um padrão rítmico. Para que pudesse ser avaliado, tal dispositivo foi aplicado à um contexto real de uso, onde alunos de música teve a oportunidade de utilizá-lo. Esta avaliação foi feita por meio de um estudo em campo, com observação direta dos participantes, no intuito de verificar se o uso de uma interface vibrotátil é útil para informar os movimentos de articulação na aprendizagem de padrões rítmicos, especificamente no contexto de uma aula de música com a presença de um professor.
Abstract: The aim of this work is to develop and evaluate a device with a vibrotactile interface in order to be used in the musical learning context. This device can help students in the specific movements learning of pivoting, used during a rhythmic pattern accompaniment. In order to evaluate, such device was used in a real context of use, where music students had the opportunity to use it. This evaluate was done through of a field study with direct observation of participants, in order to verify if the use of a vibrotactile interface is useful to inform the pivoting movements in the rhythmic patterns learning, specifically in the context of a music class with the presence of a teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6021
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COCIC_2016_1_04.pdf545,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.