Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6212
Título: Implantação dos requisitos do processo de execução de obras do regimento SIAC - construtoras do PBQP-H em uma costrutora da cidade de Cianorte-PR
Autor(es): Casado, Bruno Plácido
Orientador(es): Kurta, Valdomiro Lubachevski
Palavras-chave: Controle de processo
Controle de qualidade
Inteligência competitiva (Administração)
Process control
Quality control
Business intelligence
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: CASADO, Bruno Plácido. Implantação dos requisitos do processo de execução de obras do regimento SIAC - construtoras do PBQP-H em uma construtora da cidade de Cianorte-PR. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo e implantação do PBQP-H, na execução de obras de uma construtora da cidade de Cianorte, no Paraná. Para isso foi estudado o requisito 7 – Execução de obras do SIAC e todo o processo de implantação para o programa do PBQP-H. Verificou-se que as construtoras estão percebendo a exigência dos clientes e a legislação mais rigorosa. Com isso se sentem na obrigação de implantar sistemas de qualidade em suas obras, buscando novas formas de se manterem competitivas no mercado. O estudo realizado mostrou a importância da implantação do sistema e os procedimentos a serem tomados. O modelo descreve todas as medidas tomadas para o cumprimento das exigências do regimento do SIAC. Foi criado uma série de planilhas, fluxogramas, procedimentos e outros documentos que auxiliam os colaboradores no controle do sistema instalado na empresa. Mostra, ainda, uma análise do comportamento dos funcionários perante o novo sistema. Como resultado, o trabalho sugere uma solução para a empresa obter a certificação de nível A do PBQP-H.
Abstract: The present work aims to study the establishment of BPHQP (Brazilian Plan of Habitat Quality and Productivity) in the execution of buildings in a construction company in Cianorte, a city located in Paraná state. Thus, it was studied requisite 7 – construction execution plan of CAS (Conformity Analysis System) and the whole process of implementation for the BPHQP program. It was verified that the construction companies have been realizing the customers are getting more demanding, therefore, they feel they’re under an obligation to set a quality system in their companies, keeping themselves more competitive on the market. This study has shown how relevant is to carry out the system and its proceedings. The model describes all the process for carrying out the requirements of CAS statute. It was created spreadsheets, flowchart, proceedings and documents which can help collaborators to control the system installed in companies. It also shows an analysis of employees’ behaviors before the new system. As a result, it was suggested a solution for the company to get the certification on the level A of BPHQP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6212
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COECI_2014_1_10.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.