Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6215
Título: Comparação do processo de coagulação/floculação utilizando os coagulantes policloreto de alumínio e sulfato de alumínio no tratamento de um efluente têxtil
Autor(es): Rodrigues, Paulo Henrique
Orientador(es): Souza, Paula Cristina de
Palavras-chave: Águas residuais - Purificação - Floculação
Água - Purificação - Coagulação
Química têxtil
Sewage - Purification - Flocculation
Water - Purification - Coagulation
Textile chemistry
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: RODRIGUES, Paulo Henrique. Comparação do processo de coagulação/floculação utilizando os coagulantes policloreto de alumínio e sulfato de alumínio no tratamento de um efluente têxtil. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.
Resumo: A fabricação de tecidos bem como o beneficiamento do mesmo é uma vertente de trabalho que acompanhou o crescimento de todo o mundo. Foi um marco da revolução industrial em alguns países e, ainda nos dias de hoje, é um dos ramos empresariais que mais produz. Contudo, a indústria Têxtil tem com um dos seus principais insumos, a água, a qual é utilizada para lavagem do tecido e ainda como meio de transportes para partículas excedentes de corantes, graxas, etc. O reuso dessa água, é um fator de extrema importância e, por isso, foram estudados alternativas de tratamento que sejam eficientes e com um menor custo de execução. Para a realização deste foram feitos estudos em literaturas nacionais e estrangeiras, de modo a encontrar os melhores parâmetros e formas de tratar efluente, bem como uma alternativa de coagulante para comparar com o tradicional usado na maioria das empresas (Sulfato de Alumínio). Os experimentos práticos foram realizados no laboratório de saneamento da UTFPR, campus Campo Mourão e as amostras coletadas de uma lavanderia de jeans local. Com as amostras coletadas e os experimentos processados e analisados com o auxilio de um programa computacional, chegou-se a conclusão de que ambos os coagulantes tiveram praticamente o mesmo desempenho no tratamento do efluente, porém o coagulante PAC se destaca pelo custo, chegando a uma economia de até 57% no final do mês.
Abstract: The tissue manufacturing and processing is a work stream that accompanied the growth of the world. Was a landmark of the industrial revolution in some countries and, today, ai a business industries producing more. However, the textile industry Its main input the Water, used in tissue washing and as a means of transportation to as a means of transport for excess dye and grease particles. The water reuse is an important fator and, for this, treatment options were studied to be more efficient and lowest. To carry out this been studies in national and foreign literature finding the best means to treat the efluente and the best coagulante to compare with the traditional (aluminum sulfate). Experiments were performed in the sanitation laboratory of UTFPR, Campo Mourão. The samples were collected at a local Jeans laundry. With the collected and processed samples with the software’s aid concluded that the coagulants have about the same performance, but the CAP showed a savings of 57% at the end of the each month.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6215
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COECI_2014_2_12.pdf364,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.