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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6329
Título: | Estudo sobre a durabilidade, sustentabilidade e competitividade dos pavimentos de concreto utilizados nas estradas de rodagem brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Study of durability, sustainability and competitiveness of concrete coating used in Brazilian roads |
Autor(es): | Ferreira, Lorena Amaral Rodrigues |
Orientador(es): | Santos, Eliana Fernandes dos |
Palavras-chave: | Pavimentos de concreto asfáltico Indústria de construção rodoviária Pavements, Asphalt concrete Road construction industry |
Data do documento: | 20-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | FERREIRA, Lorena Amaral Rodrigues. Estudo sobre a durabilidade, sustentabilidade e competitividade dos pavimentos de concreto utilizados nas estradas de rodagem brasileiras.2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015. |
Resumo: | A rede rodoviária é a principal via de escoamento do Brasil, entretanto apenas 13% dela é pavimentada e desse percentual, 95% são estradas pavimentadas com revestimento asfáltico. Grande parte dela encontra-se mal conservada, sem a devida sinalização, tornando-as perigosas e comprometendo a produtividade do país. É notório a necessidade de uma infraestrutura de transporte terrestre brasileira adequada, capaz de garantir o pleno desenvolvimento do Brasil. Nesse contexto, os pavimentos de concreto podem ser uma solução capaz de suprir essa carência de investimentos, já que possuem uma vida útil superior a 20 anos, sem necessidade de manutenções periódicas e perfeitamente capaz de suportar tráfego pesado. Este trabalho visa elencar todas as vantagens desse tipo de revestimento, enfocando no seu potencial competitivo, afim de indicá-lo como alternativa para melhorar a qualidade das estradas brasileiras. Para a realização deste, foi feito uma vasta pesquisa bibliográfica, fomentado por subsídio de conceitos e pesquisa informal com especialista no assunto. Concluiu-se que há um déficit de disseminação dessa alternativa e que, a cultura do asfalto somado à carência de profissionais habilitados no mercado pode ser a explicação do reduzido número de rodovias que utilizam o concreto como revestimento de suas pistas. |
Abstract: | The road network is the main flow path in Brazil, however, only 13% of it is paved and about this percentage, 95% are paved roads with asphalt. Most of the road network is poorly maintained, with inadequate signaling, making it dangerous and compromising the country's productivity. It is noticeable the need for adequate Brazilian ground transportation infrastructure to ensure the development of Brazil. In this context, the concrete pavements can be a solution to meet this lack of investment, since it has a useful life exceeding 20 years without the need for periodic maintenance and perfectly able to support heavy traffic. This paper aims to list all the advantages of this type of coating, focusing on their competitive potential in order to display it as an alternative to improve the quality of Brazilian roads. In addition, an extensive literature search was made, supported by concepts and informal survey provided by an expert. The conclusion is that there is a deficit in spreading this alternative and, the use of asphalt used as primary option added to the shortage of qualified professionals may explain the small number of roads that use concrete as coating. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6329 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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