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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6355
Título: | Proposta de técnicas de controle da erosão às margens da PR-317 entre Floresta e Peabiru |
Título(s) alternativo(s): | Techniques proposed of control of erosion the adges of the PR 317 between Floresta and Peabiru |
Autor(es): | Nakajima, Karem Kiyomi |
Orientador(es): | Arantes, Eudes José |
Palavras-chave: | Escoamento urbano Taludes (Mecânica do solo) - Estabilidade Erosão Urban runoff Slopes (Soil mechanics) - Stability Erosion |
Data do documento: | 26-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | NAKAJIMA, Karem Kiyomi. Proposta de técnicas de controle da erosão às margens da PR-317 entre Floresta e Peabiru. 2015, 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015. |
Resumo: | O processo da erosão ocorre de forma natural desencadeadas pelos agentes como vento, água e clima. Tal processo é causado pelo escoamento superficial do solo, possibilitando o surgimento de sulcos, ravinas e voçorocas em regiões com inclinações elevadas favorecendo o deslizamento de terra. A erosão também pode ser acelerada pelo uso e ocupação humana. O caso se repete onde há existência de obras na qual não há aplicação de medidas preventivas necessárias. Desta forma, este trabalho tem o intuito de propor técnicas de contenção da erosão através da Bioengenharia de solos na rodovia da PR-317 entre Floresta e Peabirú. Como estudo de caso para este trabalho foi realizado o dimensionamento da sarjeta do canteiro central de concreto a fim de obter dados sobre o suporte do volume de água e verificar se a lamina de água ultrapassa a altura recomendada em projeto. O extravasamento do canal de concreto da sarjeta poderá favorecer o surgimento de erosões nos bordos afetando o desempenho do tráfego. Desta forma, foi realizado um comparativo do dimensionamento da sarjeta do canteiro central de grama com a sarjeta de concreto verificando a capacidade da vazão da água decorrente do escoamento superficial. Os resultados obtidos no estudo de caso demonstram que a estimativa das características hidráulica no escoamento na sarjeta projetada em concreto apresentou altura d’água próxima ao limite do dimensionamento e velocidade máxima de 3,30 m.s-1. Esta velocidade foi cinco vezes maior que a estimada para cobertura em grama, em que foi encontrada velocidade máxima de 0,65 m.s-1, com altura máxima de 0,28 m. |
Abstract: | The erosion processes occur of natural form tease by the wind, water and climate agente. Such process is caused by the shallow flow of the groud, enabling appaearance of grooves, ravines and gullies in region with high favoring mudslide. The erosion also can be acceleratedby the out of human occupation. The case repeats where there are construction in which aren’t preventive measures application necessary. This way, this job have the aim to propose technique of erosion contention through of the soils Bioengineering in the highway PR-317 between Floresta and Peabirú. How case study for this job was performed the median gutter sizing of concrete end of to get data about the support of the volume of water and check if the water blade exceeds the recommended in project. The concrete channel leakage of the sizing will be able to favor the appearance of erosions in the edges affecting the traffic performance. This way, was accomplished a comparison of the performed the median gutter sizing of grass with the concrete gutter checking the capacity oh the flow rateof water due (decorente) of the superficial flow. The results in the case study show that the estimate characteristic hydraulic flow in the gutter designed in concrete introduced water height close the limit of the sizing and maximum velocity of 3,30 m.s-1. This velocity was five times higher than estimated to the limit to grass which was found maximum velocity of 0,65 m.s-1 with maximum height of 0,28 m. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6355 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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