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Título: Estudo estrutural duma pista duma infraestrutura aeroportuária
Autor(es): Martins, Gabriel de Araújo
Orientador(es): Minhoto, Manuel Joaquim da Costa
Palavras-chave: Aeroporto
Análise estrutural (Engenharia)
Pavimentos
Airports
Structural analysis (Engineering)
Pavements
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MARTINS, Gabriel de Araújo. Estudo estrutural duma pista duma infraestrutura aeroportuária. 2017. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: A infraestrutura aeroportuária constitui fundamental área dentro do contexto de mobilidade civil. Assim, pode-se afirmar que os pavimentos aeroportuários são essenciais na abordagem sobre esse tema, e por isso influenciam o desenvolvimento econômico das cidades ou países que o utilizam. Desse modo, este trabalho tem como objetivo estudar sobre as características estruturais e o comportamento dos aeródromos ao longo do tempo, de forma a estabelecer possíveis conceitos chave para melhor entendimento do tema e desenvolvimento sobre o assunto. Neste sentido, foi realizado um estudo sobre a capacidade estrutural de um aeródromo localizado na cidade de Bragança e relacionados os resultados para o PCN da pista, ou o Pavement Capacity Number em inglês. Este tem como objetivo retratar a possibilidade de operações de aeronaves no pavimento, conceito bem diferente dos pavimentos rodoviários. Esta definição é caracterizada pela Entidade de Aviação Civil Internacional, ou ICAO em inglês, e está exposto em seus manuais para o ACN (Aircraft Classification Number) dentro do método ACN/PCN. As verificações foram feitas segundo três formas principais: uma delas adotando o programa COMFAA para determinação do PCN, outra utilizando de abordagem feita pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, ou LNEC, para um fator de dano estrutural na pista e uma última com a formulação do LNEC mas sem aplicação do conceito deste fator. Como o método para determinação do PCN não possui um procedimento padrão internacional, este estudo verifica a possibilidade de preencher os conhecimentos acerca do tema e esclarecer melhor seu significado e aplicação. Assim, a finalidade é fornecer segurança aos utentes de tal estrutura.
Abstract: Airport infrastructure represents fundamental area in civil mobility background. Then it states that airport pavements are critical to the topic and it affects the economic development of cities and countries. Therefore, the dissertation objective is to concern about the structural characteristics and behavior of aerodromes over time, in order to provide feasible key concepts to better understand the theme and the evolution of the subject. In this regard, a research has been made about the structural capacity of an aerodrome in Braganza and it was related to the results of the runway PCN, or Pavement Capacity Number. The PCN has the purpose to depict the possibility of airfield pavements operations, one distinctive concept from the highways for example. This definition is determined by International Civil Aviation Organization (or ICAO) and it is exhibited in ICAO’s manuals about the Aircraft Classification Number (or ACN) in ACN/PCN method. The inspections were made in three different ways: first assuming the COMFAA program to establish PCN, further uses an Civil Engineering National Laboratory (or LNEC, in Portuguese) approach to a structural loss factor in runway, and the last one the LNEC formulation without its loss factor. As the system that provides the PCN does not have an international standard procedure, the present dissertation attempt to fill in the knowledge about this subject and elucidate its meaning and implementation. Hence, the main purpose is to supply user security.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6381
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