Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6421
Título: Estruturação de uma empresa de reformas residenciais na cidade de Londrina: modelagem de um plano de negócio
Autor(es): Araújo, Fabrício Augusto
Orientador(es): Patuzzo, Genilson Valotto
Palavras-chave: Habitações - Manutenção e reparos
Construção civil
Empreendedorismo
Previsão de negócios
Dwellings - Maintenance and repair
Building
Entrepreneurship
Business forecasting
Data do documento: 11-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ARAÚJO, Fabrício Augusto. Estruturação de uma empresa de reformas residenciais na cidade de Londrina: modelagem de um plano de negócio. 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer o levantamento de aspectos econômicos e financeiros que tangenciam uma empresa de reformas residenciais na cidade de Londrina no Paraná, com intuito de elaborar a base para um plano de negócio e estruturação da empresa. O método consiste no plano de negócio como ferramenta de planejamento e estruturação da empresa; de planilhas financeiras no intuito de prever metas de receitas; e levantamento de informações técnicas para a definição das características jurídicas e burocráticas da empresa. O trabalho resultou em uma análise completa das premissas e indicadores do mercado que deram base para a estrutura da empresa de pequeno porte considerando a recuperação do setor e uma ambiciosa meta de faturamento para sua viabilidade.
Abstract: The present work aims to collect information about economics and financial issues that involves a residential renovation company established in Londrina, Paraná, to elaborate a base for a business plan. The methodology consists in a business plan as a planning and structural tool for a company; financial worksheets to provide revenue goals; and collect technical information to categorize the business about its legal status and bureaucratic aspects. This work resulted in a complete analysis of the market indicators that based the creation of a small company that considered a sector recovery and an ambitious income goal for its viability
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6421
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estruturacaoempresareformasresidenciais.pdf827,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.