Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6481
Título: Um aplicativo baseado em inteligência coletiva para compartilhamento de rotas em redes sociais
Autor(es): Alves, Luiz Philipe Serrano
Orientador(es): Steinmacher, Ana Paula Chaves
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Redes sociais on-line
Swarm intelligence
Online social networks
Data do documento: 24-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ALVES, Luiz Philipe Serrano. Um aplicativo baseado em inteligência coletiva para compartilhamento de rotas em redes sociais. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta um aplicativo para rede social que permite a criação de rotas em mapas, que possam ser editadas colaborativamente e compartilhadas. A colaboração em mapas é um fruto da inteligência coletiva, que une a sabedoria de várias pessoas para cumprir um objetivo. O trabalho apresenta uma abordagem dos conceitos de inteligência coletiva, mapas colaborativos e redes sociais, que foram aplicados na criação do aplicativo para interação colaborativa. A criação do aplicativo é discutida e detalhada, assim como a utilização do produto final. Há uma discussão sobre os pontos fortes e fracos das funcionalidades do aplicativo, de acordo com a opinião de usuários que realizaram uma prova de conceito.
Abstract: This paper presents an application to social network that allows a creation of routes in maps, which can be collaboratively edited and shared. Collaboration on maps is a result of collective intelligence that joins the wisdom of many people to accomplish an objective. The paper presents an approach to the concepts of collective intelligence, collaborative maps and social networks that were applied on creation of application to collaborative interaction. The application creation is discussed and detailed, so as the usage of final product. There is a discussion about the weak and strong points of its functionalities, according to users' opinion who performed a proof of concept.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6481
Aparece nas coleções:CM - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COINT_2011_2_08.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.