Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6997
Título: Análise da qualidade ambiental da área urbana do município de Fênix – PR
Autor(es): Brito, Michele Suzane Saturnino de Sá
Orientador(es): Mezzomo, Maristela Denise Moresco
Palavras-chave: Paisagens
Saúde ambiental
Cobertura dos solos
Landscape
Environmental health
Mulching
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BRITO, Michele Suzane Saturnino de Sá. Análise da qualidade ambiental da área urbana do município de Fênix – PR. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Com o crescente aumento da população urbana, cresce também a preocupação com a qualidade ambiental neste meio. Dessa forma, considera-se o Planejamento da Paisagem como uma importante ferramenta teórico-metodológica para a análise da qualidade ambiental urbana. Tendo em vista o crescimento ordenado de cidades aliado à preocupação com a conservação da natureza no meio urbano, o presente estudo tem por objetivo principal determinar a qualidade ambiental urbana da cidade de Fênix – PR. A análise da qualidade ambiental foi realizada utilizando indicadores ambientais retirados do programa Cidades Sustentáveis. Os indicadores utilizados foram divididos em dois grupos distintos, sendo o grupo de Saneamento Básico e o grupo Cobertura da Terra. O grupo saneamento básico é composto por quatro indicadores, cujos dados foram obtidos por meio de arquivo shapefile disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), enquanto o grupo cobertura da terra foi obtido através da aplicação de uma legenda de classes de uso do solo urbano por meio do software livre QGis 2.8. Após obtenção dos dados dos dois grupos de indicadores, estes foram correlacionados para determinação e posterior análise da qualidade ambiental urbana da cidade. Foram elaborados três mapas temáticos utilizando o software QGis 2.8, sendo eles: Mapa de Distribuição de Saneamento Básico, Mapa de Cobertura da Terra e Mapa da Qualidade Ambiental Urbana. A partir da análise inicial dos mapas, tem-se que, o grupo saneamento básico apresentou apenas um indicador (abastecimento público de água potável). Com relação ao grupo cobertura da terra, a classe de maior ocorrência na área de estudo foi “Edificação de até 4 pavimentos com vegetação inferior a 1/3 do lote”. Ao correlacionar as informações de saneamento e cobertura, o mapa de qualidade ambiental urbana resultou em pesos que variam de 2 a 7, considerando uma escala de pesos que varia de 1 a 10, sendo que o peso de maior representatividade de qualidade ambiental foi o peso 6, com 50,9%, do total da área urbana. Isso significa que a qualidade ambiental na cidade é considerada mediana. Dessa forma, pode-se inferir que a qualidade ambiental apresenta grande relação com áreas com cobertura vegetal e que a cidade necessita de melhorias em sua estrutura, em relação principalmente ao saneamento básico, visto que apresenta apenas um indicador de saneamento básico. Sendo assim, espera-se que o estudo possa contribuir de forma positiva para órgãos municipais, como forma de subsídio na busca por informações e melhorias, pensando na qualidade de vida da população bem como na conservação da natureza.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6997
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qualidadeambientalfenix.pdf5,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.