Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7227
Título: Modelagem e caracterização de uma viga utilizando o modelo de Euler-Bernoulli
Autor(es): Zonatto, Adriano Barbosa
Orientador(es): Koroishi, Edson Hideki
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Vigas
Algorítmos genéticos
Finite element method
Girders
Genetic algorithms
Data do documento: 2-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ZONATTO, A. B. Modelagem e caracterização de uma viga utilizando o modelo de Euler-Bernoulli. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta a modelagem por elementos finitos e a caracterização de parâmetros de uma viga de Euler-Bernoulli. Foi utilizado o método do problema inverso com otimização por Algoritmo Genético para identificação de quatro parâmetros independentes da viga em estudo, sendo eles, módulo de elasticidade, densidade e as duas constantes de amortecimento proporcional. Ambas abordagens, numérica e experimental foram utilizadas e uma comparação entre os resultados obtidos é apresentada, de forma a validar o modelo.
Abstract: This work presents a finite element modeling and a parameters characterization of a Euler-Bernoulli beam. The inverse problem method was used, with optimization by Genetic Algorithm as to identify four independent parameters of the beam under study, Young’s modulus, density, and the two proportional damping coefficients. Both, numerical and experimental approaches were used, and a comparison between their results is presented, so the model can be validated.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7227
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2017_01.pdf4,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.