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dc.creatorMatos, Henrique Kirylko de
dc.date.accessioned2020-11-10T18:21:12Z-
dc.date.available2020-11-10T18:21:12Z-
dc.date.issued2017-06-08
dc.identifier.citationMATOS, Henrique Kirylko de. Simulação numérica computacional de um veículo trafegando em uma pista de testes. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7238-
dc.description.abstractThe present work proposes the study and implementation of the finite element method to perform a transient analysis of efforts of how the structure of a bicycle behaves in a test track. First, a mathematical model of a bicycle, composed of aluminum 6061, was defined, the speed of travel commensurate with the model and the amplitude of the vertical forces applied. Afterwards, three analyzes were carried out, the first one considering the normal use by a common cyclist, the second with the concern of misuse or overload. For the third, a refined study of the structural behavior of the model was carried out. Increased the approximation of the data. In all analyzes the reaction of the bicycle was simulated when submitted to vertical efforts over time. The results allow the analysis of stress and total strain to reveal important numbers for the study with the confirmation of resistance in the overcoming obstacles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleSimulação numérica computacional de um veículo trafegando em uma pista de testespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe o estudo e implementação do método de elementos finitos para a realização de uma análise transiente de esforços, de como a estrutura de uma bicicleta se comporta em uma pista de testes. Primeiramente construiu-se um modelo matemático de bicicleta, composta por alumínio 6061, definiu-se a velocidade de trajeto condizente com o modelo e a amplitude dos esforços verticais aplicados. Em seguida submeteu-se a três análises, sendo a primeira em consideração o uso normal por um ciclista comum, a segunda com a preocupação de uso indevido ou sobrecarga, para terceira, realizou-se um estudo refinado do comportamento estrutural do modelo, o qual aumentou a aproximação dos dados. Em todas análises simulou-se a reação da bicicleta quando submetida a esforços verticais ao longo do tempo. Os resultados permitem que a análise de tensão e deformação total revelem números importantes para o estudo com a confirmação de resistência na superação de obstáculos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Adailton Silva
dc.contributor.referee1Borges, Adailton Silva
dc.contributor.referee2Ferneda, Amauri Bravo
dc.contributor.referee3Lopes Júnior, José Aparecido
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
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