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Título: Projeto de uma bancada didática para o estudo de problemas de desbalanceamento
Autor(es): Kanabara, Augusto Levorato
Testa, Bruno Bottura
Orientador(es): Borges, Adriano Silva
Palavras-chave: Vibração – Medição
Balanceamento de máquinas
Manutenção
Vibration – Measurement
Balancing of machinery
Maintenance
Data do documento: 23-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: KANABARA, Augusto Levorato; TESTA, Bruno Bottura. Projeto de uma bancada didática para o estudo de problemas de desbalanceamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: A análise de vibração é um dos métodos mais eficientes para identificar defeitos em máquinas rotativas. Verifica-se periodicamente as condições do equipamento através de medições, visando evitar a parada inesperada da máquina. Nas universidades e em centros de pesquisa, vem se difundindo as simulações utilizando bancadas experimentais que simulam sistemas reais para um entendimento do assunto mais aprofundado. Sendo assim, este trabalho se constitui de um projeto de uma bancada didático-experimental e estudos sobre o balanceamento, utilizando-se dos métodos de quatro rodadas sem fase e do método coeficientes de influência. A bancada é composta por um motor elétrico, um eixo, e um disco para o acoplamento de massas, para a simulação do desbalanceamento no conjunto. Com o intuito de se escolher o melhor modelo de bancada para a análise, foram criados alguns modelos e realizado o estudo em um software computacional para a definir qual modelo atende melhor às necessidades do projeto.
Abstract: The vibration analysis is one the most efficient methods for identifying defects in rotation machineries. The state of the machine is periodically checked through measuring it, with the aim of avoiding an unexpected stop of it. At universities and research centers, the simulations have been diffusing by using experimental workbenches that simulate real systems for achieving a deep knowledge of this subject. Therefore, this thesis is constituted of a project of a didactic workbench and balance studies, by using the four-run method and the influence coefficient method. The workbench is composed of one electric motor, one shaft, and one disk for the mass coupling, for the simulation of the set’s unbalance. Aiming the choice of the best workbench model for the analysis, some models were created and a software study has also been made to define which model that attends the project’s needs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7263
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