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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7282
Título: | Soldagem de revestimento com arame tubular e monitoramento com acelerômetro |
Autor(es): | Silva, Marcos Vinícius Tavares da |
Orientador(es): | Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani |
Palavras-chave: | Soldagem Welding Revestimento em metal Metal coating Vibração Vibration |
Data do documento: | 23-Out-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | SILVA, Marcos Vinícius Tavares da. Soldagem de revestimento com arame tubular e monitoramento com acelerômetro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. |
Resumo: | A soldagem de revestimento foi aplicada pelo processo de arame tubular com proteção gasosa na posição plana com corrente convencional. O metal base utilizado foi o aço SAE 1020 e o metal de adição utilizado foi o ao inoxidável martensítico 410 (CA6MN). Foram feitos ensaios variando os parâmetros de solda como a corrente média, a distância do bico de contato peça e a velocidade de soldagem. Coletados os dados de corrente, tensão e aceleração com o auxílio de um acelerômetro, esses dados foram analisados utilizando o software MatLab. No maior nível de corrente obtive-se a melhor morfologia do cordão de solda. Por meio dos gráficos gerados de corrente, tensão e aceleração foi possível determinar a estabilidade do arco elétrico durante a soldagem. |
Abstract: | The welding coating was applied by the tubular wire process shielding gas in the flat position with a conventional current. The base metal used SAE 1020 and the addition of metal used was stainless stell martensitic 410 (CA6MN). Were made assay by varying the welding parameters such as average current, the distance part contact tip and welding speed. Collected data of current, voltage and acceleration with the aid of an accelerometer, these data were analyzed using MatLab software. In the most current level we obtained the best morphology of the weld bead. Through the current graphics, voltage and acceleration was possible to determine the stability of the electric arc during welding. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7282 |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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