Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7342
Título: Entendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e equação
Autor(es): Ferreira, Amanda da Silva
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Funções (Matemática)
Equações
Professores – Formação
Functions
Equations
Teachers, Training of
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FERREIRA, Amanda da Silva. Entendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e equação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o entendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e de equação. O referencial teórico foi construído com base em aspectos históricos da Álgebra, em especial aos relacionados com função e equação, bem como recomendações para seu ensino e sobre formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a análise textual discursiva foi usada como ferramenta para a organização, compreensão e análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O percurso da pesquisa possibilitou a reflexão e discussão em torno do tema investigado. Os resultados indicaram, de modo geral, que os alunos entrevistados possuem dificuldades em relação aos conceitos de funções e equações, relacionadas às experiências durante a Educação Básica. A abordagem do conteúdo relatada mostra que no Ensino Superior, funções e equações são pouco exploradas da perspectiva do ensino.
Abstract: This work aims to investigate the understanding of future mathematics teachers about the concepts of function and of equation. The theoretical framework was based on historical aspects of Algebra, especially those related to function and equation, as well as recommendations for its teaching and initial formation of the Mathematics teacher. The research is characterized as qualitative and the discursive textual analysis was used as a tool for the organization, understanding and analysis of the data.The participants of the research were the final students of the Mathematics Degree course, from the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. The instrument used for the data collection was a semi-structured interview. The course of the research made possible the reflection and discussion around the researched topic. The results indicated, in general, that the students interviewed have difficulties in relation to the concepts of functions and equations, related to the experiences during the Basic Education. The content approach shows that in Higher Education, functions and equations are little explored from the perspective of teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7342
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_01.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.