Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7370
Título: Uma aplicação do teorema do ponto fixo de Banach a uma equação com três pontos de fronteira
Autor(es): Ferreira, Marcelo Renan Augusto
Orientador(es): Martinez, André Luís Machado
Palavras-chave: Teoria do ponto fixo
Green, Funções de
Espaços métricos
Banach, Espaços de
Fixed point theory
Green's functions
Metric spaces
Banach spaces
Data do documento: 26-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FERREIRA, Marcelo Renan Augusto. Uma aplicação do teorema do ponto fixo de Banach a uma equação com três pontos de fronteira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014
Resumo: As equações diferenciais constituem uma classe de problemas na Matemática que envolvem uma pluralidade de conteúdos, dentre eles, destaca-se a Teoria de Ponto Fixo, ferramenta essa que é utilizada para estudar a uma equação diferencial não linear de terceira ordem com três pontos de fronteira. Serão explicitados lemas e hipóteses que se farão necessários para utilizar o Teorema do Ponto Fixo de Banach e demonstrar a existência de unicidade de solução.
Abstract: The diferencial equations consist in a class of Mathematics problems that involve a plurality of contents, among which the Fixed Point Theory is highlighted, which is a tool used in order to study the following third-order three-point nonhomogeneous boundary value problems. So it will be explicited lemmas and hypotheses needed to use the Banach Fixed Point Theorem and demonstrate the existence of uniqueness of solution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7370
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2014_2_04.pdf267,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.