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dc.creatorCarneiro, Luís Felipe Gonçalves
dc.date.accessioned2020-11-10T19:45:08Z-
dc.date.available2020-11-10T19:45:08Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationCARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Alguns entendimentos de professores da Educação Básica sobre o ensino de frações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7396-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the understandings that Primary School Mathematics teachers in Cornelio Procopio city have about fractions teaching. This goal has been chosen because reviews and government evaluations point that Brazilian students have learning difficulties of fraction’s content. To reach this goal, we performed interviews with five Cornelio Procopio Mathematics teachers. These interviews were semi organized, based on a previously defined script and, for the obtained data analysis, it was used the Discursive Textual Analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEntrevistaspt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectInterviewingpt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.titleAlguns entendimentos de professores da educação básica sobre o ensino de fraçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar entendimentos que professores de Matemática da Educação Básica do município de Cornélio Procópio possuem a respeito do ensino de frações. Tal objetivo foi escolhido pelo fato de estudos e avaliações governamentais apontarem que os estudantes brasileiros possuem dificuldades de aprendizagem do conteúdo de frações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Matemática de Cornélio Procópio a partir de um roteiro previamente definido, e, para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Conclui-se que os professores de Matemática entrevistados baseiam o trabalho com as frações nos algoritmos das operações.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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