Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLangner, Angélica
dc.date.accessioned2020-11-10T19:45:19Z-
dc.date.available2020-11-10T19:45:19Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationLANGNER, Angélica. Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.titleUma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmaticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois? Apresentamos um estudo bibliográfico sobre a relevância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em que destacamos alguns softwares que podem ser utilizados como recurso para a aprendizagem e a importância da formação do professor frente a estes recursos, segue também comum estudo sobrea temática, funções polinomiais segundo os documentos oficiais e pesquisas na área da Educação Matemática utilizando as TDIC como recurso para a aprendizagem. Seguindo a perspectiva da pesquisa qualitativa em educação, realizou-se uma intervenção pedagógica com o software Graphmatica por meio de uma sequência de atividades com alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ao longo do estudo, foram coletados os dados através dos registros produzidos pelos alunos, utilizou-se também de questionários e a gravação de áudio e vídeo dos encontros realizados. A análise dos encontros indicou que a utilização do software Graphmatica propiciou um ambiente favorável à construção de significados e generalizações, uma vez que ampliou a característica da visualização, o que contribuiu para que os alunos se tornassem mais participativos e exploradores, ajudando na construção de conjecturas e significados, facilitando a compreensão das propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Coelho Neto, João
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2016_1_02.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.