Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7423
Título: Uma análise do Kanban em cenários de desenvolvimento distribuído de software
Autor(es): Cardoso, Rubem Alves
Orientador(es): L'Erario, Alexandre
Palavras-chave: Sistemas operacionais distribuídos (Computadores)
Just-in-time
Software – Desenvolvimento
Distributed operating systems (Computers)
Just-in-time systems
Computer software – Development
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CARDOSO, Rubem Alves. Uma análise do Kanban em cenários de desenvolvimento distribuído de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: É cada vez maior o número de empresas a adotar o Desenvolvimento Distribuído de Software como uma maneira de reduzir custos, empregar profissionais e abranger maiores mercados. Com isso há a preocupação de que alunos egressos tenham ao menos a preparação para enfrentar tais desafios de mercado. Assim, este estudo propõe analisar o uso do Kanban, que é bastante adotado em outras áreas de produção e ainda relativamente novo no desenvolvimento de software, para auxílio dos cenários de DDS. O método a ser utilizado para validação do estudo, em que grupos de alunos de diferentes períodos trabalham em um ambiente distribuído simulado para desenvolver um projeto em comum foi o experimental. Para uma abordagem inicial é feita a descrição dos conceitos, ferramentas, métodos utilizados e dos participantes. Os dados foram coletados através de questionários e aplicados testes chi-quadrado e binomial para verificar a validade das respostas. Por fim, a análise e apresentação destes dados, concluindo assim, com os resultados dos testes e o que foi observado durante os experimentos.
Abstract: A growing number of enterprises are adopting Distrubuted Software Development as a way to reduce costs, employ professionals and include large markets. There is a concern that graduate students are prepared to face those challenges. Therefore, the goal of the present study is to analyze the usability of Kanban philosophy, which is largely adopted in other production areas and yet still relatively new in software development to help the DDS scenery. The method, in which groups of undergraduates work on a simulated distributed environment in order to develop a common project, was the experimental one. An initial approach was the description of concepts, tools and methods used. After that, an analysis and presentation of collected data, ending with a larger view of what was observed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7423
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COADS_2015_2_14.pdf501,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.