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Título: Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
Título(s) alternativo(s): Challenges and limits of collaborative companies in the consumer society
Autor(es): Lara, Andriely Bueno de
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Administração
Economia
Compartilhamento
Consumo (Economia)
Management
Economics
Sharing
Consumption (Economics)
Data do documento: 3-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo.
Abstract: Technological advances and connectivity combined with social and economic changes, led to the emerging of sharing economy, a new economic model based on the sharing of goods and services, where the consumer does not acquire ownership of the property, but their access. The model seeks to curb excessive consumer goods, aiming the sustainability, strengthen interpersonal relationships and access resources to lower cost or for free. Forward the concern of the traditional companies with this movement and the success of collaborative organizations, this business model evolved to a big revenue maker. this paper proposes the following problem: what are the challenges and limits faced by collaborative companies for its consolidation in the consumer society? Therefore, the work has the main objective to identify and analyze, through qualitative, exploratory and documentary research, key challenges and limits to the advancement of collaborative business. The general objective seeks to identify and expose the concept and phenomenon of Sharing Economy; and case studies analysis of collaborative companies, as: Airbnb, BlaBlaCar and Uber. The research also persue to define the main concepts related to the subject in its theoretical framework, such as sharing, trust and sustainable consumption. Showing the evolution and main concerns of this new business model.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507
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