Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOride, Karen Sanae
dc.date.accessioned2020-11-11T11:27:28Z-
dc.date.available2020-11-11T11:27:28Z-
dc.date.issued2015-11-18
dc.identifier.citationORIDE, Karen Sanae. O papel das empresas na construção da sustentabilidade no contexto brasileiro do século XXI. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7525-
dc.description.abstractThis research has a goal to present analysis of the influences and contributions from companies regarding the subject: In the context of XXI century in Brazil, in which dimensions is possible to talk about sustainable business activity? As a guideline to answer the question, this research has an overall objective to analyze the characteristics, applicability and sustainability dimensions of Brazil’s business activities nowadays. From this main objective, the specific objectives were defined to support identify the sustainability and its dimensions (environmental, social and economic) from the theory “triple bottom line” and also identify the business as a decisive activity to build the country’s sustainable development. This paper intends to set the essentials concepts regarding the subject. The chosen methodology was exploratory and qualitative as well as based on literature and documental and then a triangulation of data through survey of theories, sustainability indicators and gathering information from the site of the studied companies. By checking the ISE from the Stock Exchange of São Paulo for the last five years the five companies analyzed were selected: BRFoods, Bradesco, Copel, Natura e Vale. Understanding the relevance of this problem, it’s possible to notice an increase of concern by the companies to this matter, even though still in development, some actions actually cause positive impacts on the environment surrounding the organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministração de empresas - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectHomem - Efeito do meio ambientept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectIndustrial management - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.subjectHuman beings - Effect of environment onpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleO papel das empresas na construção da sustentabilidade no contexto brasileiro do século XXIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO atual trabalho se propõe a apresentar análises sobre as influências e contribuições das empresas, por meio do seguinte problema: no contexto do século XXI no Brasil, em quais dimensões é possível falar em atividade empresarial sustentável? Como diretrizes para atender a temática proposta, o trabalho conta com o objetivo geral analisar as características, aplicabilidade e dimensões da sustentabilidade no contexto brasileiro da atualidade empresarial. A partir deste objetivo macro, foram delineados os objetivos específicos que visam identificar a sustentabilidade e suas vertentes (ambiental, social e econômica) a partir da teoria “triple bottom line” e identificar a atividade empresarial enquanto determinante para a construção do desenvolvimento sustentável do país. A pesquisa procurou definir conceitos essenciais ligados ao tema e o papel das empresas dentro deste cenário. A metodologia escolhida foi de caráter exploratória e qualitativa assim como bibliográfica e documental, para então, em segundo momento, realizar a triangulação de dados por meio levantamento de teorias para dar base à análise, indicadores de sustentabilidade e coleta de informações a partir do site das organizações de interesse. Ao verificar a carteira ISE da Bolsa de Valores de São Paulo dos últimos cinco anos foram selecionados as cinco empresas analisadas: BRFoods, Bradesco, Copel, Natura e Vale. Compreendendo a relevância da temática, é possível notar um crescimento com a preocupação das empresas nesse sentido, embora ainda em desenvolvimento, algumas ações realmente causam impactos positivos no meio em que estão inseridas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Myszczuk, Ana Paula
dc.contributor.referee1Myszczuk, Ana Paula
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio
dc.contributor.referee3Tonon, Leonardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ADM_2015_2_05.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.