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Título: A relação entre personalidade de marca e engajamento em ações sociais
Autor(es): Fugiwara, Fabiane Yukari
Orientador(es): Niada, Aurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Marca de produtos
Intenção - Comportamento
Marketing social
Ação social
Administração
Brand name products
Intention - Behavior
Social marketing
Social action
Management
Data do documento: 20-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FUGIWARA, Fabiane Yukari. A relação entre personalidade de marca e engajamento em ações sociais. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo descrever a personalidade de marca percebida em relação à Prefs, página da Prefeitura de Curitiba no Facebook, além de verificar a relação da personalidade percebida com a intenção de participação em ações sociais e com a satisfação com a prefeitura. Este estudo tomou como base as dimensões da personalidade de marca identificadas no estudo de Karlan M. Muniz (2005). A pesquisa, foi realizada através de uma pesquisa quantitativa, com levantamento de campo, via internet. Essa etapa buscou identificar como a personalidade da marca é percebida pelos usuários do Facebook, Obteve-se como resultado a identificação de quatro dimensões: (1) Diversão, (2) Credibilidade, (3) Sensibilidade e Sofisticação e (4) Audácia. Ainda, a pesquisa buscou verificar a relação da personalidade de marca sobre a intenção comportamental em participar de ações sociais promovidas pela marca e a relação da personalidade de marca sobre o nível de satisfação com a Prefeitura de Curitiba. Em ambas as análises verificou-se que o conjunto das quatro dimensões da personalidade de marca da Prefs possuía uma pequena significância sobre a intenção de participar em ação social e com a satisfação. Isoladamente, a dimensão Credibilidade mostrou-se significativa para a influência na intenção de participar em ações sócias, assim como na satisfação com a Prefeitura de Curitiba.
Abstract: This study had as its main objective to describe the brand personality perceived in relation to the Prefs, Prefeitura de Curitiba’s page on Facebook, and verify the relation of perceived personality with the intention to participate in social actions and the satisfaction with the city Hall. This study was based on the dimensions of brand personality identified in Karlan M. Muniz (2005) study. The research was conducted through a quantitative research with Field survey via the Internet. This step sought to identify how the brand personality is perceived by the users of Facebook. Obtained results in the identification of four dimensions: (1) Fun, (2) Credibility, (3) Sensibility and Sofistication and (4)Audacity. Still, the research sought to identify the relation of brand personality on behavioral intention to participate in social activities promoted by the brand and the relation of brand personality on the level of satisfaction with the Prefeitura de Curitiba.In both analyzes, it was verified that the group of the four dimensions of the Prefs brand personality had a small significance on the intention of participating in social actions and satisfaction. Separately, the Credibility dimension was significant to influence the intention to participate in social actions, as well as satisfaction with the Prefeitura de Curitiba.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7527
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