Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545
Título: Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema
Título(s) alternativo(s): UTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposal
Autor(es): Selzler, Heloisa Sbrissia
Bello, Natacha Loures
Orientador(es): Silva, Christian Luiz da
Palavras-chave: Escolas públicas - Curitiba (Paraná)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ensino secundário
Cinema no ensino superior
Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná)
Cinema
Programas de ação afirmativa
Administração
Public schools - Curitiba (Paraná)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Education, Secondary
Motion pictures in higher education
Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná)
Motion pictures
Affirmative action programs
Management
Data do documento: 17-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SELZLER, Heloisa Sbrissia; BELLO, Natacha Loures. Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COADM_2016_2_4.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.