Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7624
Título: Corpo + espaço: academia de dança afro-brasileira como agente de transformação social em Curitiba
Título(s) alternativo(s): Body + space: afro-brazilian dance academy as agent of social transformation in Curitiba
Autor(es): Venditti, Isabele Moraes
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Dança
Cultura - Influências africanas - Brasil
Negros - Identidade racial
Projeto arquitetônico - Curitiba (PR)
Arquitetura
Dance
Culture - African influences - Brasil
Blacks - Race identity
Architectural design - Curitiba (PR)
Architecture
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VENDITTI, Isabele Moraes. Corpo + espaço: academia de dança afro-brasileira como agente de transformação social em Curitiba. 2018. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa busca apresentar a importância da dança para o ser humano e como pode ser utilizada como uma ferramenta social para apropriação de um espaço público. Analisa conceitos básicos para a elaboração de um projeto arquitetônico de uma Academia de Dança Afro-brasileira na cidade de Curitiba-PR, com o objetivo de, através de uma vertente das inúmeras expressões artiticas deste grupo étnico, melhorar a visibilidade, valorização e preservação dos componentes culturais. No decorrer deste trabalho foi estudada a realidade da Dança em Curitiba e a importância de um espaço dedicado a cultura afro-brasileira, reconhecendo a influência que esse grupo étinico contribuiu para a formação da sociedade brasileira, paranaense e curitibana. A seguir foi realizada a investigação do atual panorama do município, identificando o Centro Histórico como uma região que apresenta falta de um equipamento cultural nessa modalidade, sendo assim um possível estimulante de transformação social. Por fim, foi apresentado o programa de necessidades com a definição de setores com ambientes, como o setor administrativo, setor público, setor de aulas, setor de oficinas e setor de apoio, que servirão para atender as necessidades da Academia de Dança Afro-brasileira.
Abstract: This research aims to show the importance of dance for human life and present how it can be used as a social instrument for appropriating public spaces. It analysis the basic concepts for elaborating an architectural project of an African-Brazilian Dance Academy in the city of Curitiba-PR, with the aim of improving the visibility, appreciation and cultural preservation of this ethnic group artistic values. In the course of this work, Curitiba’s dance scene was studied, such as the importance of a cultural equipment dedicated for the African-Brazilian culture, recognizing the contribution of this ethnic group for the development of Brazilian society. Following, a research was applied on the current panorama of the municipality, identifying the Historic Center as a region that lacks the most of cultural equipments in the modality, characterizing a possible stimulant for a social change.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7624
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_2_12.pdf18,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.