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dc.creatorBoletti, Pollyana Estefany
dc.date.accessioned2020-11-11T11:49:41Z-
dc.date.available2020-11-11T11:49:41Z-
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.citationBOLETTI, Pollyana Estefany. Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7641-
dc.description.abstractThe present research has as objective the theoretical-technical basis for the elaboration of the project of the Center of Resocialization for adolescents in conflict with the law, in the city of Curitiba / PR, from the analysis of the reasons that lead adolescents to commit infractions, taking into account the social structure in which they are inserted. The main motivation for addressing this issue is the concern about how the process of punishment occurs to adolescents who are in a situation of non-conformity with the law, without often taking into account the cause and effect relationship between the commitment of crimes and the social condition in which they live. Based on the historical analysis of the treatment directed at children and adolescents who may have committed some infraction, there is a legitimacy of violence as a form of resocialization, which violates the basic rights established by the Statute of the Child and Adolescent. Although there have been changes in relation to the understanding of the adolescence phase as a determinant for the formation of the subjectivity of the individual, and consequently the reformulation of pedagogical guidelines aimed at resocialization, the spaces that shelter the socio-educational institutions still maintains elements that refer to the old punitive culture, such as walls, grids, littlevisual permeability and constant vigilance. Understanding architecture as an essential tool in the conditioning of sensory behaviors and perceptions, an adequate physical space is of utmost importance for the resocialization of these adolescents in order to guarantee their rights and provide new opportunities and perspectives for the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura - Fatores humanospt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectArquitetura e sociedadept_BR
dc.subjectDelinquentes juvenispt_BR
dc.subjectReformatóriospt_BR
dc.subjectCentros comunitáriospt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArchitecture - Human factorspt_BR
dc.subjectResocializationpt_BR
dc.subjectArchitecture and societypt_BR
dc.subjectJuvenile delinquentspt_BR
dc.subjectReformatoriespt_BR
dc.subjectCommunity centerspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.titleCentro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construídopt_BR
dc.title.alternativeCenter for resocialization for adolescents in conflict with the law in Curitiba / PR: the influence of pedagogical guidelines on constructed spacept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo o embasamento teórico-técnico para a elaboração do projeto do Centro de Ressocialização para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Curitiba/PR, a partir da análise dos motivos que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais, e a estrutura social em que estão inseridos. A principal motivação para a abordagem deste tema é a inquietação em relação ao processo de punição a adolescentes que se encontram em situação de desconformidade com a lei, que ocorre muitas vezes sem levar em conta a relação de causa e efeito entre o cometimento de delitos e a condição social em que vivem. A partir da análise histórica do tratamento direcionado à crianças e adolescentes que, porventura, tenham cometido algum ato infracional, nota-se uma legitimação da violência como forma de ressocialização, o que fere os direitos básicos instituidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Embora tenham havido mudanças em relação ao entendimento da fase da adolescência como determinante para a formação da subjetividade do indivíduo, e por conseguinte a reformulação de diretrizes pedagógicas que visem a ressocialização, os espaços que abrigam as instituições de socioeducação ainda mantém elementos que remetem à antiga cultura punitiva, como muros, grades, pouca permeabilidade visual e constante vigilância. Entendendo a arquitetura como ferramenta essencial no condicionamento de comportamentos e percepções sensoriais, um espaço físico adequado é de suma importância para que a ressocialização desses adolescentes seja feita de forma a garantir seus direitos e proporcionar novas oportunidades e perspectivas de futuro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Botter, Fernanda
dc.contributor.referee1Rosa, Odila
dc.contributor.referee2Oliveira, Giceli Portela Cunico de
dc.contributor.referee3Polli, Simone Aparecida
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
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