Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7677
Título: Sempre por perto: aplicativo para evitar o desaparecimento de crianças
Autor(es): Emmerich, Gabriela
Orientador(es): Mendes, Mariuze Dunajski
Palavras-chave: Crianças desaparecidas
Tecnologia - Projetos
Educação para segurança
Missing children
Technology - Design
Safety education
Data do documento: 5-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: EMMERICH, Gabriela. Sempre por perto: aplicativos para evitar o desaparecimento de crianças. 2014. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho visa aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Bacharelado em Design em um projeto que busca, através da metodologia do Design Thinking, desenvolver um sistema que propõe formas de prevenir o desaparecimento de crianças no Brasil, a partir da tecnologia de aplicativos para smartphones. A partir da aplicação da metodologia foi possível prototipar, em um processo de co-criação com usuários, obtendo duas ideias que foram desenvolvidas e apresentadas conceitualmente, a primeira como uma solução de monitoramento que por uma série de questões éticas e de visão do projeto como inovação social acabando sendo substituída pela segunda que é um sistema baseado no uso de dois aplicativos voltados a educação preventiva. Estes possuem uma série de possíveis funcionalidades, gerando assim dois aplicativos principais, o primeiro focado no publico adulto, formado por pais, responsáveis e demais interessados no tema e o segundo voltado especificamente para as crianças. O aplicativo voltado ao público adulto tem o intuito de propor em maneiras de orientar pais ou responsáveis sobre como ensinar seus filhos a se manterem seguros da ação de terceiros que representem possível ameaça à criança, bem como propiciar a criação de redes de relacionamento virtual para trocas de informações e produção coletiva de conhecimento sobre o tema, possibilitando assim a contínua criação de soluções entre as pessoas pertencentes a rede. Já o aplicativo voltado às crianças busca, através de jogos educativos, apresentar maneiras de aprenderem a cuidar de si, evitando seu desaparecimento. Para elaboração desses conteúdos e desenvolvimento dos jogos, propõe o trabalho com uma equipe multidisciplinar, composta por professores, psicólogos, seguranças, desenvolvedores, designers, além de toda a comunidade que tenha interesse no assunto. O desenho do sistema e sua ideação fazem parte deste projeto porém, por tratar-se de um projeto de grande complexidade, para este trabalho optou-se por fazer um recorte, focando no aplicativo infantil, apresentando o desenvolvimento do layout das principais telas e personagens. Devido aos constantes recomeços após prototipação e validação das propostas, fases inerentes da ferramenta de Design Thinking, e a conflitos pessoais e éticos, não foi possível desenvolver todas as etapas com a profundidade merecida, sendo assim, ressalva-se a necessidade de continuidade do projeto e o desenvolvimento mais aprofundado do material apresentado. Fica, no entanto, este trabalho como um registro de um processo, as dificuldades, limites e alcance das ferramentas aplicadas.
Abstract: This work seeks to apply the knowledge acquired during Bachelor’s Program in Design in a project that searches, through Design Thinking methodology, to develop a system that propose ways to prevent the disappearance of children in Brazil, from the technology of app for smartphone. From the application of the methodology, it was possible to prototype, in a process of co-creation with the users, obtaining two ideas that were developed and presented, conceptually, the first one as a monitoring solution that through a series of ethical issues and project vision as a social innovation, that ended to be replaced by the second that is a system based in the use of two apps focused on preventive education. Those have a series of possible functionalities, thus generating two main apps, the first focused on the adult audience, formed by parents, responsible and other interested on the subject and the second focused on specially for children. The app that focus on the adult audience has the intention to propose in ways to guide parents or responsible on how to teach their children to remain safe upon third parties actions that represents a threat to the children, as to provide the creation of a virtual relationship network to exchange information and collective production of knowledge on the subject, allowing the continuous creation of solution between people pertaining in the network. The app focused on the children audience seeks, through educational games, present ways to teach how to care for themselves, avoiding their disappearance. For the elaboration of those contents and game development, it is proposed a multidisciplinary team, composed by teachers, psychological, security, developers, designers and all the community that is interested in the subject. The system sketches and all its ideation are part of this project, however, as a project of high complexity, for this work it was chosen to make an indentation, focusing on the children app, presenting its layout development of the main screens and characters. Due to the constant new beginnings after the prototyping and proposal validations, steps inherent of the Design Thinking tool, and to the personal and ethical conflicts, it wasn’t possible to develop all step with the deserved depth, so it is emphasized the need to continue this project and further development of the presented material. It is, however, this project as a record of the process, its difficulties, limits and reach of the applied tools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7677
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2014_2_01.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
46,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.