Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Angélica Fonseca
dc.date.accessioned2020-11-11T12:14:25Z-
dc.date.available2020-11-11T12:14:25Z-
dc.date.issued2015-06-24
dc.identifier.citationSILVA, Ana Angélica Fonseca. Mobiliário infantil interativo baseado em design emocional. 2015. 152 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7712-
dc.description.abstractThis monograph has the purpose of projecting an interactive furniture line for children with the purpose of helping to develop the cognitive and logic abilities, while playing a stimulant, playful and creative role in the child’s development. This furniture has as concept the act of playing – the child may interact in a playful and efficient manner with the furniture, being able to have new experiences and to build his/her knowledge. The project was based upon construction toys, because their features help to create ways and methods that are favorable to the interaction child-furniture. Also, the project is centered in the emotional design concepts, highlighting principles that allowed the product to provoke emotions and to stimulate the child’s cognitive ability. This monograph presents a literature review based upon theories that helped in the comprehension of the childhood universe and in its possibilities. Ergonomical studies, anthropometric measurements and studies of colors, shapes and materials were also performed, aiming to create the furniture with a formal configuration adjusted to children. Market and user research have helped in the elaboration of the product concepts and features, such as shape, texture, material, colors and other characteristics that have given the product the necessary compliance so that it could fulfill its objective As a result, an interactive furniture line centered in the three levels of emotional design is obtained, fulfilling the desired goal of offering the possibility of develop abilities through the interaction with the child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectMobiliáriopt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectFurniturept_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectCognition in childrenpt_BR
dc.titleMobiliário infantil interativo baseado em design emocionalpt_BR
dc.title.alternativeInteractive furniture for children based on emotional designpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi o de projetar uma linha de móveis interativos infantis que tem a finalidade de ajudar a desenvolver as capacidades cognitiva e lógica, além de desempenhar um papel estimulante, lúdico e criativo no desenvolvimento da criança. Este mobiliário teve como conceito o ato de brincar – a criança poderá interagir de uma forma lúdica e eficaz com o móvel, podendo assim ter novas experiências e construir seu conhecimento. A proposta baseou-se nos brinquedos de encaixar e montar, pois suas características ajudam a criar maneiras e métodos facilitadores para a interação criança-móvel. Esta proposta centralizou-se nos conceitos de design emocional, ressaltando princípios que permitiram que o produto despertasse emoções e estimulasse as crianças cognitivamente. Para a realização deste trabalho utilizouse a pesquisa bibliográfica a partir de um referencial teórico que auxiliou na compreensão do universo infantil e em suas vertentes. Também são apresentados estudos ergonômicos, medições antropométricas, estudo de cores, formas e materiais, a fim de que o móvel pudesse ser projetado com uma configuração formal adaptada para o público infantil. As pesquisas com o usuário e de mercado auxiliaram na elaboração dos conceitos e das características do produto, como a forma, a textura, o material, as cores e as demais características que deram ao produto a adequação necessária para que ele cumprisse o papel proposto. O resultado obtido foi uma linha de móveis interativa centrada nos três níveis de design emocional, que cumpriu com a proposta de oferecer possibilidades de desenvolvimento de capacidades por meio da interação com a criança.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rosamélia Parizotto
dc.contributor.referee1Mengatto, Suzete Nancy Filipak
dc.contributor.referee2Gapski, Maria Leni
dc.contributor.referee3Ribeiro, Rosamélia Parizotto
dc.contributor.referee4Ferreira, Adriana da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Designpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2015_1_14.pdf8,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.