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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaccere, João Paulo Amaral
dc.creatorFabris, Yasmin
dc.date.accessioned2020-11-11T12:16:37Z-
dc.date.available2020-11-11T12:16:37Z-
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationCACCERE, João Paulo Amaral; FABRIS, Yasmin. Design vernacular: experiências urbanas e modos de interação entre pessoas e artefatos. 2013. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7760-
dc.description.abstractThis study makes a reflection about vernacular design, avoiding the dichotomy thought that sees the design like a polarized activity, which segregates what is produced inside and outside of the academy. It is believed that, on the urban context, where the aesthetics are introduced, the exchange of influences happens in a constant way, in a dynamic relation. Despite the significant differences between the designs, it’s rejected the establishment of rigid limits that petrifies these products into a stereotype. The artifact developed by actors that do not fall into any formal concepts of academic design it’s known as vernacular design – the comprehension of those solutions can represent alternative ways of thinking about socioeconomic, cultural and environmental issues. Understand the intrinsic cultural relations on the development of artifacts is essential to comprehend the design’s role and the other agents involved on communication. This article analyses the vernacular aesthetics under the optics of the material culture, to reach a better understanding of the society by analyzing these products. The aim is the understanding of these pieces inside of an urban context and the relations with people’s routines. This study will be analyzing some artifacts found on Curitiba city, on Cajuru neighborhood; the process of collecting data of this production was made by a photographic record during the incursions on the area, and will then be made the analysis, considering the cultural, symbolic and practical references, the use of plastic, verbal and iconic elements, the change of functions, the reusability and material appropriation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectEspaços públicos - Análisept_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.subjectPublic spaces - Analysispt_BR
dc.subjectCity planning - Social aspectspt_BR
dc.titleDesign vernacular: experiências urbanas e modos de interação entre pessoas e artefatospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse estudo faz uma reflexão sobre o design vernacular, evitando o pensamento dicotômico que enxerga o design como uma atividade polarizada, que segrega o que é produzido dentro e fora da academia. Acredita-se que no contexto urbano, onde essas estéticas estão inseridas, a troca de influências acontece de forma constante, em uma relação dinâmica. Apesar de diferenças significantes entre as produções, é contestado o estabelecimento de limites rígidos que engessam esses produtos dentro de um estereótipo. O artefato desenvolvido por atores que não se enquadram nos conceitos formais é conhecido como design vernacular - a compreensão dessas soluções pode representar caminhos alternativos para repensar questões socioeconômicas, culturais e ambientais. Entender as relações culturais intrínsecas no desenvolvimento de artefatos faz-se essencial para a compreensão do papel do design e dos vários agentes envolvidos na atividade de comunicar. A análise da estética vernacular, vista sob a ótica da cultura material, busca o entendimento da sociedade através da análise desses produtos. Tenta-se alcançar o entendimento do design no contexto urbano e suas relações com o cotidiano das pessoas na cidade.O objetivo desta pesquisa é analisar os artefatos encontrados na cidade de Curitiba, no bairro Cajuru; o levantamento dessa produção foi feito através de registros fotográficos durante incursões no bairro, sendo posteriormente feitas as análises, considerando-se as referências culturais, simbólicas e práticas, os usos dos elementos plásticos, verbais e icônicos, os desvios de funções, o aproveitamento e a apropriação de materiais. A partir destas imagens, foi possível perceber a multiplicidade de influências presentes em cada peça e a complexidade envolvida na tarefa de comunicar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
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