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dc.creatorParanhos, Pedro Serighelli da Rocha
dc.date.accessioned2020-11-11T12:17:43Z-
dc.date.available2020-11-11T12:17:43Z-
dc.date.issued2014-03-07
dc.identifier.citationPARANHOS, Pedro Serighelli da Rocha. Design estratégico para microempresa do ramo cervejeiro. 2013. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7778-
dc.description.abstractThis Final Year Research Project consists on the aplication of Design Management in its strategic level – Strategic Design – on a beer brewing micro-entreprise. Thus, the relevance of Design Management in modern companies is discussed, particularly in its strategic level, focusing on profound market analysis and company auditing as major sources of insightful information for the discovery of design-related oportunities in business. It also points to the importance of including design in companies’ strategic processes while demonstrating how this is becoming increasingly common among current, although mostly large, business. Given this situation, therrefore, this Project aims to include design in strategic processes of smaller entreprises. The selected methodology is that used at design firm SENAI+DESIGN’s Strategic Design service. This methodology was developed by SENAI+DESIGN as an adaptation of Poli.design’s Strategic Design methodology to the brazillian business landscape. Firstly, by applying this methodology, Market Impressions are obtained by means of such tools as Competidors Benchmarking, Field Research – whereas members within the flow of consumption in a specific sector are interviewed –, Trend Analysis, and Sector Study. Secondly, Company Impressions are obtained from thorough examinations of many aspects of the company, based on Design Management literature. The data from both Market and Company Impressions are then compiled, out of which several Strategic Opportunities arise. In a Workshop with the company, these Opportunities are evaluated and selected or discarted based on the companies’ reality and potential for success. The Workshop results are then compiled and visually represented to form the company’s final Design Strategy. This paper shows that applying Strategic Design is not only possible in a micro-entreprise but, given the long-term benefits design has proven to bring when elevated to a company’s strategic level, also desirable. It is advised, however, to adapt Strategic Design methodologies for the necessities of smaller companies in order for them to be fully effective in their execution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectInstitutional marketpt_BR
dc.subjectBenchmarking (Management)pt_BR
dc.subjectMarketing researchpt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.titleDesign estratégico para microempresa do ramo cervejeiropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste na aplicação da Gestão do Design em seu nível estratégico – Design Estratégico – em uma microempresa produtora de cerveja. Assim, discute-se a relevância da Gestão do Design nas empresas, particularmente em seu nível estratégico, enfocando a profunda análise de mercado e o diagnóstico da empresa como fontes de informações que possibilitam a descoberta de oportunidades para a empresa do ponto de vista do design. Aponta a importância da inclusão do design nos níveis de tomada de decisões estratégicas das empresas, e demonstra como esta prática vem se tornando crescentemente comum, principalmente em grandes empreendimentos. Este trabalho busca, então, partir desta situação atual, incluindo o design nos processos estratégicos de um pequeno empreendimento. A metodologia aplicada é a mesma utilizada no serviço de Design Estratégico do escritório SENAI+DESIGN, desenvolvida pelo escritório como adaptação à realidade brasileira da metodologia de Design Estratégico do Poli.Design, consórcio do Politecnico di Milano. Aplicando a metodologia, obtém-se primeiramente a Visão do Mercado através das ferramentas de Benchmarking de Concorrentes, Pesquisa de Campo – na qual se realiza entrevistas com atores do fluxo de consumo do setor em questão –, Análise de Tendências, e Estudo do Setor. Em seguida obtém-se a Visão da Empresa através de um diagnóstico baseado na literatura da Gestão do Design, avaliando a empresa por diversos ângulos. Os dados obtidos são então cruzados, dando origem à Oportunidades Estratégicas para a empresa. Em Workshop com a empresa, avalia-se as Oportunidades geradas, selecionando as que melhor se aplicam à realidade da empresa e apresentam maior potencial de sucesso. Com isto, gera-se a Estratégia de Design da empresa, representada de forma visual. Conclui-se que a aplicação do Design Estratégico em uma microempresa é tanto possível quanto desejável, tendo em vista os benefícios decorrentes de uma participação mais estratégica do design a médio e longo prazo nas empresas. Observa-se, no entanto, que alguns aspectos da metodologia devem ser adaptados à realidade das pequenas empresas para resultados mais efetivos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Joselena de Almeida
dc.contributor.advisor-co1Miranda, Tânia Maria de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
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