Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7788
Título: Redesign do livro Brasil Século XX: ao pé da letra da canção popular
Autor(es): Mulinari, Leticia Serro
Porfirio, Sany Alice
Orientador(es): Souza, José Marconi Bezerra de
Palavras-chave: Comunicação visual
Projeto gráfico (Tipografia)
Livros - Diagramação
Visual communication
Graphic design (Typography)
Book design
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MULINARI, Leticia Serro; PORFIRIO, Sany Alice. Redesign do livro Brasil Século XX: ao pé da letra da canção popular. 2013. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um novo projeto gráfico para uma publicação cujo assunto é a história brasileira compreendida no período do século XX, intitulado Brasil Século XX – Ao pé da letra da canção popular. Escrito por Luciana Worms e Wellington Borges Costa, este livro tem como particularidade – que será levada em consideração no momento da definição de uma nova linguagem visual – a abordagem de aspectos históricos através do viés da produção musical no país dentro do período cujo conteúdo é abordado. O projeto gráfico atual possui uma estrutura bastante rígida, semelhante àquela utilizada em documentos burocráticos, não condizendo com a proposta do texto desenvolvido por Worms e Costa. No presente Trabalho de Conclusão de Curso, o conteúdo deste texto foi tomado como ponto de partida para o desenvolvimento das diretrizes que deveriam nortear as decisões gráficas acerca do novo projeto. Para tanto, foram feitas análises semânticas e sintáticas nas quais conteúdo e forma da obra foram esmiuçadas a fim de identificar oportunidades de melhoria em relação à configuração visual existente. Estão expostos e explicados aqui também os procedimentos metodológicos levantados e utilizados pelas autoras a fim de atingir os objetivos traçados, que tiveram início com a Metodologia de Projeto de Design, passando pela Metodologia de Projeto de Design Gráfico até a Metodologia de Design Editorial propriamente dita. Uma das principais preocupações das autoras foi desenvolver uma linguagem gráfica com forte apelo visual sem que houvesse comprometimento de questões como inteligibilidade e leiturabilidade, fatores fundamentais para que o design contribua com a função desta obra específica: promover o aprendizado. O presente documento busca, sendo assim, discutir algumas questões fundamentais, como o contexto didático no qual a publicação está inserida, a fim de consolidar uma base teórica que possibilite um redesign consciente que promova uma maior relação entre forma e conteúdo do livro, além de melhorias em relação ao projeto existente.
Abstract: This Final Year Research Project consists on the development of a new graphic project for Brasil Século XX - ao pé da letra da canção popular, a book about Brazilian history through the 19th century. Written by Luciana Worms and Wellington Borges Costa, this book presents the peculiarity of approaching Brazilian history through its musical production between this period of time. The present graphic project of this book is built in a very severe structure, similar to bureaucratic documents, and it does not reflect the aspects of the text written by Worms and Costa. This Final Year Research Project considers the subject of the text as the base for the new graphic project proposal. To this end, the present book was analyzed through semantic and syntactic aspects, which revealed opportunities to improve the graphic design and reshape the information. Furthermore, the complete methodological procedures used by the authors of this project are exposed: from a Design Method to a Graphic Design Method, and finally approaching an Editorial Design Method. One of the most important concerns of the authors was the development of a strongly visual graphic language, without compromising the readability and intelligibility, two central aspects when a design project should promote learning. This project, therefore, intends to discuss some fundamental issues, such as the context this publication is inserted in order to consolidate a theoretical basis, allowing a conscious design which will promote a narrower relationship between form and text. This project also intends to discuss some fundamental issues, such as the context this publication is inserted, in order to consolidate a theoretical basis, allowing a conscious design which will promote a narrower relationship between form and text besides improvements on its graphic project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7788
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2013_2_07.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
12,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.