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Título: Os efeitos do uso da música cantada na atenção durante a realização de atividades aquáticas: um estudo em crianças com quatro e cinco anos de idade
Título(s) alternativo(s): The effects of music in children’s attention during aquatic activities: a study in children aged 4-5 years
Autor(es): Soares, Renan Viera
Orientador(es): Chaves, Raquel Nichele
Palavras-chave: Música e crianças
Atenção - Testes
Percepção auditiva
Atenção em crianças
Exercícios físicos aquáticos
Música na educação física
Music and children
Attention - Testing
Auditory perception
Attention in children
Aquatic exercises
Music in physical education
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOARES, Renan Vieira. Os efeitos do uso da música cantada na atenção durante a realização de atividades aquáticas: um estudo em crianças com quatro e cinco anos de idade. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A música é uma importante ferramenta à aprendizagem durante a primeira infância. Em conjunto com as atividades aquáticas, o uso da música cantada pode potencializar ainda mais o desenvolvimento da criança. Espera-se que ao utilizar a música durante as intervenções motoras no ambiente aquático seja possível aumentar o foco de atenção das crianças, mantendo-as mais concentradas e ativas durante as sessões. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos da música cantada na atenção de crianças, durante a realização de atividades aquáticas. A amostra foi constituída por 9 crianças (5 meninas), com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, todas praticantes de atividades aquáticas (natação). O nível de atenção prévia das crianças foi avaliado segundo os critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-V, preenchido pelos pais e/ou responsável. Foram realizadas nove práticas pedagógicas aleatórias, as quais foram filmadas, envolvendo três formas distintas de aplicação: com música cantada pelo professor e demonstração simultânea dos movimentos, somente com a música cantada pelo professor e, por fim, somente com a demonstração dos movimentos. Cada criança realizou pelo menos duas aulas de cada intervenção. Após a aplicação das aulas, as imagens foram analisadas, verificando em qual das três formas distintas de práticas pedagógicas as crianças mantiveram-se mais atentas, de acordo com critérios estabelecidos, adaptados do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-V. Foi avaliado o efeito de mediação do professor que aplicou as sessões por meio do Instrumento para Observação do Padrão do Mediador em Situação de Grupo (IOPIM). As análises estatísticas multivariadas foram efetuadas no software SPSS, versão 21.0. O valor de prova situou-se em 0,05. O presente estudo sugere que a utilização isolada da música cantada pelo professor tem efeito positivo na atenção de crianças com 4 a 5 anos de idade durante a realização de atividades aquáticas, sendo mais efetiva comparativamente às outras formas de intervenção (p<0,05). Os resultados sugerem que não existem diferenças significativas entre os sexos (p>0,05). Não foi verificada influência do efeito mediador entre as intervenções aplicadas. O nível de atenção inicial foi homogêneo entre as crianças. Conclui-se, que a música pode ter um efeito positivo na manutenção da atenção da criança durante a realização de atividades aquáticas, sendo mais efetiva do que práticas que utilizam apenas a demonstração dos movimentos ou o uso de modo associado.
Abstract: Music is an important tool for learning during early childhood. The use of the music during aquatic activities may enhance the child's development. Furthermore, it is expected an increase of the focus of attention of children in motor interventions in aquatic environment with use of the music, who keep them more focused and active during the sessions. The main purpose of this study was to analyse the effects of music in the children’s attention during aquatic activities. The sample was comprised 9 children (5 girls) aged 4 and 5 years, who practice aquatic activities (swimming). The prior attention level of the children was assessed according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-V, which was answered by parents or guardian. Nine random pedagogical practices were structured, and also taped, in three distinct forms of application: using music sung and simultaneous demonstration of the movements by teacher; using only music sung by teacher; and using only demonstration of the movements by teacher. Each child needed to participate at leasttwo classes of each intervention. The images were analysed according to established criteria, adapted from the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSMV, where was verified in what intervention the children remained more attentive. Teacher mediation effect was evaluated by the Instrument for Mediator Pattern Observation Group Situation. Several multivariate statistical analyses were performed using SPSS software, version 21.0. The p-value was situated at 0.05. The present study suggested that the isolated application of music sung by teacher may have a positive effect on the children’s attention aged 4-5 years during aquatic activities, beingmore effective compared to other intervention forms (p<0.05). There were no significant differences between the sexes (p> 0.05). Teacher mediation effect was not observed. Prior attention level was homogeneous among assessed children. These findings suggest that music may have a positive effect in the maintaining of children’s attention during water activities, being more effective than procedures that uses only demonstration or use associated to the music.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7792
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