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Título: Influência do transporte ativo escolar no percentual de gordura em adolescentes da cidade de Curitiba-PR
Autor(es): Beraldo, Lucas Menghin
Orientador(es): Ulbricht, Leandra
Palavras-chave: Adolescência
Qualidade de vida
Exercícios físicos para jovens
Obesidade
Adolescence
Quality of life
Exercise for youth
Obesity
Data do documento: 21-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BERALDO, Lucas Menghin. Influência do transporte ativo escolar no percentual de gordura em adolescentes da cidade de Curitiba-PR. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Valores elevados de percentual de gordura estão associados com o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemia. A de atividade física tem um papel importante no controle da gordura corporal, aumentando o gasto metabólico. Esse aumento pode ocorrer pela adoção de várias atividades como a prática esportiva e atividades recreativas, mas também através da adoção do transporte ativo. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a prática do transporte ativo escolar com o percentual de gordura em adolescentes. Participaram da pesquisa 73 indivíduos de ambos os sexos. Aos responsáveis foi enviado um questionário sobre a forma habitual de deslocamento dos adolescentes, a percepção sobre fatores que influenciam na adoção do transporte ativo e aspectos socioeconômicos. Os adolescentes responderam a versão reduzida do International Physical Active Questionnaire e foram submetidos a avaliação da composição corporal por absorciometria de dupla emissão de raios-x. A amostra apresentou homogeneidade quanto ao nível socioeconômico, série cursada e idade, não permitindo comparações quanto a essas variáveis. A falta de companhia de outros adolescentes para o transporte ativo, a intensidade do tráfego nas imediações da escola, a necessidade de travessia de vias movimentadas no decorrer do percurso, preocupação quanto a ataque de estranhos e a distância entre a residência e a escola foram os fatores impeditivos mais apontados pelos responsáveis. O percentual de gordura foi maior entre as garotas (p<0,001). O uso de transporte ativo foi apontado por 17,8% da amostra, sendo de 23,8% para o sexo masculino e 9,7% para o feminino. Não foram encontradas diferenças significativas para o percentual de gordura entre usuários e não usuários de transporte ativo. A prática de atividade física foi maior (p=0,016) entre os garotos que utilizavam transporte ativo ao menos três vezes na semana. Concluiu-se que não havia associação entre o uso de transporte ativo e o percentual de gordura, isto devido ao número reduzido de indivíduos que utilizavam o transporte ativo, especialmente entre as garotas.
Abstract: High values of body fat percentage are associated with the development of chronic diseases like diabetes, high blood pressure and dyslipidemia. Physical activity plays an important role in body fat controlling, increasing the metabolic rate. This increase may occur through adoption of many activities such as sports and recreation, but also through adoption of active transportation. The aim of this study was investigate the relationship between the active transportation to school with the body fat percentage in adolescents. Participated in the research 73 individuals of both genders. To the parents was sent a questionnaire about the usual transportation of the sons, perceptions about factors that influence the adoption of active transportation and socioeconomic aspects. Adolescents answered the IPAQ short version and underwent body composition assessment by DXA. The sample presented homogeneous socioeconomic status, grade and age, not allowing comparisons on these variables. The impediments most mentioned by the parents were the lack of companionship of other adolescents for active transportation, the traffic near the school, the need for crossing busy streets throughout the route, concern about attack from strangers and the distance between residence and school. The body fat percentage was higher among girls (p>0,001). The active transportation was reported by 17,8% of the sample, with 23,8% for males and 9,7% for females. No significant differences were found for body fat percentage among users and nonusers of active transportation. The practice of physical activity was higher (p=0,016) among boys that practice active transportation at least three times a week. It was concluded that was no association between the active transportation and the body fat percentage, this is due the small number of individuals who do active transportation, especially among girls.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7823
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