Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7897
Título: Nível de ativação do músculo glúteo máximo em três exercícios de elevação do quadril
Autor(es): Assis, Allan de Freitas de
Orientador(es): Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas
Palavras-chave: Nádegas
Quadril
Eletromiografia
Exercícios físicos
Educação física
Buttocks
Hip joint
Electromyography
Exercise
Physical education and training
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ASSIS, Allan de Freitas de. Nível de ativação do músculo glúteo máximo em três exercícios de elevação do quadril. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: oje em dia existem vários estudos que comprovam a importância do fortalecimento do glúteo máximo para a melhora no desempenho esportivo, prevenção e recuperação de lesões (no quadril, pelve e lombar). Existem vários tipos de exercícios (com peso corporal ou pesos adicionais) para o desenvolvimento dessa musculatura, esse estudo mostra o nível de ativação eletromiográfica do glúteo máximo em três formas de execução do exercício elevação de quadril. Foram convidados a participar do estudo 32 voluntários, sendo 23 mulheres com a idade de 23.9 ± 5.0 anos e 9 homens com a idade de 24.8 ± 5.4 anos. Foi utilizada a eletromiográfia de superfície (EMG) para quantificar a raiz quadrada da média da ativação muscular (RMS) do glúteo máximo durante: a execução da contração isométrica voluntaria máxima (CIVM) e dos exercícios que foram avaliados de forma aleatória balanceada: 1) elevação de quadril com o dorso no solo (EQDS), 2) elevação de quadril com o dorso elevado, executando com amplitude total de quadril (EQDEAtotal), 3) elevação de quadril com o dorso elevado, executando com amplitude reduzida evitando a movimentação dos joelhos (EQDEAreduz.). A medida da contração isométrica voluntária máxima (CIVM) do músculo glúteo máximo (MGM), foi realizada afim Os dados sobre a característica da amostra foram submetidos a uma análise descritivo padrão (média e desvio-padrão). Foi analisada a normalidade pelo teste de Kolmogorov. Os dados apresentaram normalidade e foi aplicada uma análise de variância (ANOVA) com a aplicação do post hoc Bonferroni quando necessário. O nível de significância para todos os testes foi p<0,05. A média do RMS durante a CIVM do músculo glúteo máximo foi de 136,7 ±14,71mV. No presente estudo pode-se observar que dos três exercícios, o que apresentou significativamente maior ativação do músculo glúteo máximo (RMS) foi no EQDEAreduz. 95,43 ± 8.62 % da CIVM, comparado com os EQDEAtotal 83,05 ± 7.38% e EQDS 78,96 ± 6.71 % da CIVM. Essa maior ativação no EQDEAreduz. pode ter ocorrido devido a alteração no ângulo de saída do quadril (maior) e a estabilidade dos joelhos, uma vez que tiveram sua movimentação limitada, causando assim uma maior sobrecarga e recrutamento do MGM.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7897
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_1_15.pdf978,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.