Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8068
Título: Análise dos processos de negócio de uma empresa de pequeno porte do setor da construção civil por meio da gestão matricial integrada: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Analysis of business processes of a small business in the construction sector through the integrated matrix management: a case study
Autor(es): Pereira, Renata Carolina
Orientador(es): Iarozinski Neto, Alfredo
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Desdobramento da função qualidade
Construção civil
Engenharia civil
Small business
Quality function deployment
Building
Civil engineering
Data do documento: 18-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Renata Carolina. Análise dos processos de negócio de uma empresa de pequeno porte do setor da construção civil por meio da gestão matricial integrada: um estudo de caso. 2016. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A Gestão por Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) é uma sequência de atividades que ao serem executadas transformam insumos em resultados com valor agregado. Por meio de uma abordagem disciplinada busca identificar, mapear, aplicar, documentar, medir, monitorar e melhorar o ciclo produtivo de uma organização. Estratégias de gestão da qualidade costumam ser aplicadas como apoio no processo e desenvolvimento de produtos (PDP), dentre elas: as ferramentas QFD (Quality Function Deployment) e FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). No entanto, por possuírem enfoques diferentes, esses dois métodos costumam ser aplicados separadamente sem correlação e intersecção de resultados. O presente trabalho tem como objetivo integrar as visões de atendimento das necessidades do cliente (QFD) e a confiabilidade do produto (FMEA) analisando, por meio de um estudo de caso, dois processos de negócio de uma empresa de pequeno porte do setor da construção civil. A partir desta análise, visa-se propor uma análise integrada matricial prática e de fácil visualização que estruture e analise não somente produtos como costumeiramente são aplicadas as análises de gestão, mas os procedimentos de negócio de uma organização.
Abstract: The Management for Business Process or BPM (Business Process Management) is a sequence of activities to be performed transform inputs into results with added value. Through a disciplined approach seeks to identify, map, implement, document, measure, monitor and improve the production cycle of an organization. quality management strategies are usually applied to support the process and product development (PDP), among them: the tools QFD (Quality Function Deployment) and FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). However, by having different approaches, these two methods are usually applied separately intersection and uncorrelated results. This paper aims to integrate the views of meeting customer needs (QFD) and product reliability (FMEA) analyzing, through a case study, two business processes of a small company in the construction sector civil. And, from this analysis, propose a practical matrix display and easy to see that structure and analyze not only the products as customarily management analyzes are applied, but an organization's business procedures.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8068
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2016_2_21.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.