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dc.creatorSaracino, Aline Mayara Spricigo
dc.creatorHorimi, Cinthia Akemi
dc.date.accessioned2020-11-11T14:00:50Z-
dc.date.available2020-11-11T14:00:50Z-
dc.date.issued2019-07-07
dc.identifier.citationSARACINO, Aline Mayra Spricigo; HORIMI, Cinthia Akemi. Detecção de defeitos em motores de indução trifásicos através da avaliação do comportamento térmico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8167-
dc.description.abstractThe three-phase induction motor is widely used in modern society as it can be used in almost any application. Although they have high durability, the motors are subject to stresses that can cause defects and failures, and consequently, undesirable stops. This work presents a contribution to the study of defects detection methods in three-phase induction motors, in which two mathematical models were developed that simulate the thermal behavior of the motor for certain operating conditions, in order to verify which of the models presents the best result in comparison with the data obtained in the performed tests. From input data (three-phase voltage, three-phase current and slip) and output data (temperature), the objective was to find a model that describes the operating conditions of the motor. The models selected for the study were Multiple Linear Regression and State Space Modeling. For the study, tests were performed with the normal rotor for determination of data and comparison with the rotor with open bar, in addition, the data obtained were normalized for application of the two methods. From the obtained results, the performance of each method was analyzed, identifying the most adequate to model the system and detect defects, as well as to indicate abnormal operating conditions. Validation was carried out with new data, thus confirming that the State Space model was the most effective for estimating temperature and, consequently, for detecting defects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectTemperaturept_BR
dc.titleDetecção de defeitos em motores de indução trifásicos através da avaliação do comportamento térmicopt_BR
dc.title.alternativeDefects detection in three-phase induction motors through the thermal behavior assessmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO motor de indução trifásico possui amplo uso na sociedade moderna, pois pode ser utilizado em praticamente qualquer aplicação. Apesar de possuírem alta durabilidade, os motores estão sujeitos a esforços que poderão causar defeitos e falhas, e consequentemente, paradas indesejáveis. Este trabalho apresenta uma contribuição ao estudo de métodos de detecção de defeitos em motores de indução trifásicos, em que desenvolveu-se dois modelos matemáticos que simulam o comportamento térmico do motor para determinadas condições de operação, a fim de verificar qual dos modelos apresenta melhor resultado em comparação com os dados obtidos nos ensaios realizados. A partir de dados de entrada (tensão trifásica, corrente trifásica e escorregamento) e dados de saída (temperatura), o objetivo foi encontrar um modelo que descreva as condições de funcionamento do motor. Os modelos escolhidos para o estudo foram a Regressão Linear Múltipla e a Modelagem em Espaço de Estados. Para o estudo, realizou-se ensaios com o rotor normal para determinação dos dados e comparação com o rotor com barra aberta, além disso, os dados obtidos foram normalizados para aplicação dos dois métodos. A partir dos resultados obtidos, analisou-se o desempenho de cada método, identificando o mais adequado para se modelar o sistema e detectar defeitos, bem como indicar condições anormais de funcionamento. Foi realizado a validação com novos dados e assim obteve-se a confirmação que o modelo em Espaço de Estados foi o mais eficaz para se estimar a temperatura e consequentemente, detectar defeitos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Ednilson Soares
dc.contributor.referee1Maciel, Ednilson Soares
dc.contributor.referee2Rocha, Joaquim Eloir
dc.contributor.referee3Catellain, Daniel Gustavo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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