Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8253
Título: Toolbox de identificação de sistemas via funções ortonormais
Título(s) alternativo(s): Toolbox for orthonormal functions systems identification
Autor(es): Serafin, Higor de Souza
Orientador(es): Oroski, Elder
Palavras-chave: Programação heurística
Otimização matemática
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Algorítmos genéticos
Engenharia elétrica
Heuristic programming
Mathematical optimization
Artificial intelligence - Educational application
Genetic algorithms
Electric engineering
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SERAFIN, Higor de Souza. Toolbox de identificação de sistemas via funções ortonormais. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta conceitos de Identificação de Sistemas por meio de funções ortonormais, métodos heurísticos e determinísticos de otimização. Com estas ferramentas, foi desenvolvida uma toolbox com interface gráfica para o usuário, a fim de facilitar o aprendizado destes conceitos e para que a mesma sirva como um recurso didático para auxílio ao professor. A toolbox foi desenvolvida em um modelo open source, fazendo com que a comunidade que utilizara a mesma tenha liberdade para modificá-la e, assim, incentivar a contribuição para sua melhoria. Na validação de alguns conceitos, utilizou-se dos algoritmos desenvolvidos para realizar a identificação de uma planta didática que realiza o controle de fluxo de água e aferição do teor de pH (Potencial Hidrogeniônico) do fluido. Foi realizada a comparação entre os resultados dos algoritmos e encontrada as funções que modelam o sistema. Por fim, é realizado um experimento didático com uma turma de disciplina de Introdução a Identificação de Sistemas para validar o viés didático da toolbox.
Abstract: This work presents concepts of System Identification using orthonormal function, deterministic and heuristic optimization methods. With these tools, a toolbox with a graphical user interface has been developed, in order to facilitate the learning process of these concepts and to be a didactic resource to help the teacher. The toolbox code will be open source causing the community that will utilize it have the freedom to modify it and encouraging the contribution for its improvement. In the validation of some concepts, optimization algorithms have been used to perform the identification of a water flux control and pH (Potential of Hydrogen) content admeasurement didactic plant. A comparison between the methods results have been made, and the functions that describe the system have been encountered. At last, a didactic experiment is carried out with a discipline class Introduction the Systems Identification to validate the didactic toolbox.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8253
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEAU_2018_2_07.pdf4,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.