Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8330
Título: Elaboração de um projeto de pesquisa visando a utilização de um sistema geotérmico de condicionamento de ar na região de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Development of a research project in order to using a geothermal system air conditioning in Curitiba
Autor(es): Berni, Ackfay Nicolle Nathasha Riccio
Orientador(es): Iarozinski Neto, Alfredo
Palavras-chave: Engenharia geotérmica
Ar condicionado
Energia - Fontes alternativas
Engenharia elétrica
Geothermal engineering
Air conditioning
Renewable energy sources
Electric engineering
Data do documento: 13-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BERNI, Ackfay Nicolle Nathasha Riccio. Elaboração de um projeto de pesquisa visando a utilização de um sistema geotérmico de condicionamento de ar na região de Curitiba. 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a energia geotérmica, uma das forças mais poderosas do nosso planeta, cujo uso ainda é quase desconhecido no Brasil. A partir do estudo dos tipos e usos de sistemas geotérmicos de condicionamento de ar, conhecidos como GHP (groundsource heat pump), e de uma caracterização do clima, do tipo de solo e do gradiente geotérmico da região de Curitiba, foi possível realizar uma proposta de pesquisa para a cidade, analisando-se os equipamentos, normas e materiais necessários, visando desta forma uma redução do uso de condicionadores convencionais de ar nas edificações da região e a redução de gastos com energia elétrica.
Abstract: This research has as main objective make a literature review on geothermal energy, one of the most powerful forces on our planet, whose use is still almost unknown in Brazil. From the study of the types and uses of geothermal air conditioning, known as GHP (ground-source heat pump), and a characterization of climate, soil type and the geothermal gradient in Curitiba, was possible a research proposal to the city, analyzing the equipment, the materials required and the standards, in order to reduce the use of conventional air conditioners in buildings and reduce expenses with electric energy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8330
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2013_1_15.pdf15,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.