Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8359
Título: Mapeamento dos processos de uma construtora de pequeno porte através de um estudo de caso
Autor(es): Re, Caroline Castellon
Vita, Mayra de Albuquerque
Nakano, Vivian Satie
Orientador(es): Iarozinski Neto, Alfredo
Palavras-chave: Controle de processo
Processos – Análise
Process control
Process - Analysis
Data do documento: 13-Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RE, Caroline Castellon; VITA, Mayra de Albuquerque; NAKANO, Vivian Satie. Mapeamento dos processos de uma construtora de pequeno porte através de um estudo de caso. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O mapeamento dos processos é uma ferramenta que permite uma melhor visibilidade e compreensão das atividades desempenhadas pela empresa. A realização de um mapeamento possibilita a análise dos processos, a identificação de falhas e a proposição de melhorias, obtendo-se como resultado, um aumento da competitividade. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso, onde foram mapeados os processos de uma construtora de pequeno porte, que atua na área de obras públicas de saneamento na cidade de Curitiba/PR. Para o desenho do sequenciamento das atividades desempenhadas pela construtora foi utilizada a linguagem de modelagem BPMN. A partir do mapeamento foi elaborada uma análise crítica dos fluxos reais, utilizando o método FMEA de análise de riscos, para proposições de melhorias.
Abstract: The process mapping is a tool that allows a better visibility and understanding of the activities performed by the company. Conducting a mapping enables the analysis of processes, the identifying of gaps and proposal improvements, obtaining as a result, an increase in competitiveness. In this context, a case study was performed, where the processes of a small construction company were mapped. This company operates in the public works of sanitation in the city of Curitiba / PR. To draw the sequence of activities performed by the builder was used the BPMN modeling language. From the mapping was made a critical analysis of the actual flow, using the method risk analysis, FMEA, for improvements proposals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8359
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_EPC_2012_1_03.PDF2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.