Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8445
Título: Transmissão de sinal OFDM em tempo real com emprego de comunicação óptica sem fio usando luz visível
Título(s) alternativo(s): Real-time OFDM transmission with wireless visible light communication
Autor(es): Folle, Lucas Zembrani
Nascimente, Rafael Alves do
Gadens, Rafael Nerone
Orientador(es): Neves Junior, Paulo de Tarso
Palavras-chave: Sistemas de transmissão de dados
Modulação (Eletrônica)
Comunicações ópticas
Simulação (Computadores)
Eletrônica
Data transmission systems
Modulation (Electronics)
Optical communications
Computer simulation
Electronics
Data do documento: 19-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GADENS, Rafael Nerone; NASCIMENTO, Rafael Alves; FOLLE, Lucas Zembrani. Transmissão de sinal OFDM em tempo real com emprego de comunicação óptica sem fio usando luz visível. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho resultou na implementação de um sistema de comunicação por luz visível capaz de transmitir em tempo real, através de um canal sem fio, um sinal OFDM com subportadoras moduladas em QPSK. Os circuitos de transdução elétro-óptica no transmissor e optoeletrônica no receptor foram projetados com o auxílio dos softwares Tina-TI da Texas Instruments para simulação dos circuitos e Altium para o projeto das placas de circuito impresso. As simulações do canal óptico sem fio e da transmissão do sinal OFDM foram feitas com o auxílio do Matlab. O processamento do sinal OFDM foi embarcado em um processador ARM Cortex-M4, no kit de desenvolvimento STM32F407-Discovery da STMicroeletronics, realizando uma FFT de 256 pontos contendo 64 subportadoras moduladas em QPSK, transmitindo através de um LED a uma taxa de 44 kbps ocupando uma banda de 25 kHz com taxa de amostragem de 100 kSps, estando o transmissor e o receptor distantes de 1,9 m.
Abstract: The present work resulted on the implementation of a visible light communication system capable of transmitting an OFDM signal in real time through a wireless channel. Electro-optical transduction circuits in the transmitter and optoelectronic at the receiver were designed using Texas Instruments Tina-TI software for circuit simulation and Altium for the design of printed circuit boards. The processing of OFDM signals was embedded on an ARM Cortex-M4 microcontroller from STMicroelectronics STM32F407-Discovery kit, calculating a 256-point FFT containing 64 QPSK modulated subcarriers, transmitting through a LED at a data rate of 44 kbps occupying a band of 25 kHz with a sample rate of 100 kSps, transmitting over a distance of 1.9 m.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8445
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2018_1_04.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.