Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8872
Título: | Estudo de crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto rural |
Autor(es): | Lacerda, Ingrid Soares de |
Orientador(es): | Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Escolas rurais Linguística aplicada Language and languages - Study and teaching Rural schools Applied linguistics |
Data do documento: | 25-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LACERDA, Ingrid Soares de. Estudo de crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto rural. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O estudo de crenças no ensino e aprendizagem de língua estrangeira chegou ao Brasil em meados de 1990, e a quantidade de trabalhos nesta área, desde então, só aumenta. Uma grande quantidade de pesquisas foca no ensino público, mas sempre em contexto urbano, o que acaba deixando de lado as escolas localizadas no campo. Tendo como base não só os estudos de Barcelos (2006) sobre crenças, e os estudos de Caldart (2012) sobre educação do campo, como também as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), investiguei as crenças de uma escola localizada em área rural de Campo Largo, Paraná. Os dados foram coletados através de um questionário respondido por 38 alunos e os resultados mostram que algumas crenças comuns em participantes que vivem em contexto urbano não são tão presentes em contexto rural. Esta pesquisa serve como um ponto de partida para futuras investigações acerca do funcionamento das crenças em contexto rural. |
Abstract: | The study of beliefs in foreign language learning became popular in Brazil in the 90s, and the number of papers in this area has been increasing since then. A great deal of these papers focuses on public schools, but always in urban context. Thus, a huge number of students who live in the rural context are left aside. Considering Barcelos’s (2006) studies on beliefs and Caldart’s (2012) studies on countryside education, I investigated the beliefs of students from a school located in a rural area of Campo Largo, Paraná. The data was gathered through a questionnaire applied to thirty-eight students and the results were very interesting because they showed how some beliefs depend on a trigger to exist in their discourse. This finding serves as a starting point for further investigation of the functioning of beliefs and their influence in rural context. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8872 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_ 2013_2_09.pdf | 838,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.