Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8877
Título: Percepções quanto à proficiência de PFOL: uma análise comparativa com avaliadores iniciantes e experientes do exame oral do CELPE-BRAS
Autor(es): Caires, Martha da Rocha
Orientador(es): Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Palavras-chave: Língua inglesa - Pronúncia
Professores - Avaliação
Língua inglesa - Fonética
English language - Pronunciation
Teachers - Rating of
English language - Phonetics
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAIRES, Martha da Rocha. Percepções quanto à proficiência de PFOL: uma análise comparativa com avaliadores iniciantes e experientes do exame oral do CELPE-BRAS. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente as noções de proficiência encontradas nas percepções dos professores iniciantes e experientes (na posição de professor observador) na aplicação da prova oral do exame Celpe- Bras. Fundamentando-se nos pressupostos acerca da etnometodologia de Garfinkel (1967) e nas reflexões teóricas de Scaramucci (2000) sobre a terminologia de proficiência de uma língua, a pesquisa tem como foco verificar em que medida essas noções se aplicam de fato na realização do exame oral e no papel desempenhado pelo professor observador relacionando-o com as percepções imbricadas em sua avaliação.
Abstract: This research has as a main goal to analyze comparatively proficiency perceptions related to the examiner’s experience (from early to advanced career path) mostly in the role of the observer in the application of the oral exam of Celpe-Bras. Its based on the theories concerning ethnomethodology by Garfinkel’s (1967) and Scaramucci’s (2000) perspectives regarding the terminology of proficiency of a language. This study aims to verify if these perceptions have an actual impact in the oral exam; it also aims to check the teacher’s roles in relation with their beliefs about the exam.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8877
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_ 2013_2_14.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.