Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8882
Título: Gêneros textuais e ensino de línguas: o gênero "thank you letter" em uma turma de escola de idiomas
Título(s) alternativo(s): Text genres and language teaching: the genre "thank you letter" in a language school classroom
Autor(es): Saalfeld, Joel Joachim
Orientador(es): Chichorro, Fernanda Deah
Palavras-chave: Lingüística aplicada
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Textos
Ensino - Metodologia
Applied linguistics
Language and languages - Study and teaching
Texts
Teaching - Methodology
Data do documento: 23-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SAALFELD, Joel Joachim. Gêneros textuais e ensino de línguas: o gênero "thank you letter" em uma turma de escola de idiomas. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Embora o conceito de gênero não represente algo inteiramente novo na área acadêmica, sua relevância ainda é bastante marcada em grande parte dos estudos relacionados ao ensino de línguas. Mais especificamente no ensino de Língua Estrangeira (LE), os gêneros textuais parecem introduzir um novo paradigma para as abordagens e um desafio aos linguistas aplicados, figurando em um número crescente de pesquisas. Este trabalho empreendeu uma análise descritiva da aplicação de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem do gênero escrito thank you letter a uma turma de Inglês como língua estrangeira (EFL) de um centro binacional de cultura. As investigações foram de base qualitativo-interpretativista e participativa. O referencial teórico fundamenta-se no interacionismo sociodiscursivo (ISD) como corrente teórico-metodológica para análise da linguagem e definição do conceito de gêneros. Como pressupostos teórico-metodológicos utiliza-se Schneuwly e Dolz para intervenções didáticas à luz do ISD e a proposta de sequências didáticas de Schneuwly, Dolz e Noverraz para o ensino-aprendizagem de gêneros. Com base no procedimento de sequências didáticas, a metodologia se desdobrou nas etapas: i) revisão de literatura; ii) desenvolvimento de modelo didático e sequência didática para ensino-aprendizagem de escrita do gênero thank you letter; iii) aplicação do plano em sala de aula e coleta de dados; iv) análise dos dados coletados. Ao final, verificou-se a plena viabilidade da proposta no ambiente em que foi pesquisada, apesar das limitações de tempo e do currículo pré- estabelecido pela instituição. O trabalho com a sequência didática não apenas levou à apropriação de um novo gênero escolar escrito, mas também ao desenvolvimento de capacidades de linguagem mobilizadas quando o aluno se comunica nesse gênero.
Abstract: Although the concept of genres is not completely new to the academic realm, its relevance is still quite marked in a great deal of studies related to language teaching. More specifically in foreign language teaching (FLT), text genres seem to introduce a new paradigm to the approaches and a challenge to applied linguists, appearing in a growing number of inquiries. This study carried out a descriptive analysis of the application of a didactic sequence for the teaching and learning of the written genre thank you letter to a class of English as a Foreign Language (EFL) in a binational cultural center. The investigations were of qualitative, interpretive and participatory basis. The theoretical references are focused on socio-discursive interactionism (SDI) as a theoretical and methodological framework to analyze language and define the concept of genres. Some theoretical and methodological assumptions by Schneuwly and Dolz were considered for didactic interventions in the light of SDI, as well as the model of didactic sequences proposed by Schneuwly, Dolz and Noverraz for the teaching and learning of genres. Based on the didactic sequences procedure, methodology unfolded into the following stages: i) literature review; ii) development of a didactic model and didactic sequence for the teaching and learning of the written genre thank you letter; iii) implementation of the plan in the classroom and data collection; iv) analysis of the collected data. The viability of the proposal in the context where it was researched could be verified, despite the time constraints and pre-estabilishment of curriculum by the institution. Working with the didactic sequence not only led to the appropriation of a new written school genre, but also to the development of language skills that are mobilized to communicate through this genre.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8882
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_2_09.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.