Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLenhardt, Gabriela Ceccon
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:10Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:10Z-
dc.date.issued2016-11-30
dc.identifier.citationLENHARDT. Gabriela Ceccon. Formação do leitor contemporâneo: entre o método recepcional e a perspectiva rizomática. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8932-
dc.description.abstractThe present work aimed to corroborate the topic of reader training, using the Recepcional method of literature teaching formulated by teachers Bordini and Aguiar (1993), adding it to the rhizome concept, proposed by philosophers Deleuze and Guattarri (1995) and later shifted to the axis of Brazilian education, by Professor Silvio Gallo (2008). This update method stemmed from the need to adapt a form of teaching and literary reader training that matches the nuances and dynamics of current students, who spend most of their time in cyberspace. This research was constituted of three main stages: theoretical discussions in order to seek the most appropriate design for the improvement of the existing method - the method Recepcional; structuring and implementation of a teaching proposal, added to these new theories, in order to demonstrate the effectiveness of improvement proposed the method, from the characterization of users in a group defined by Santaella (2004), to the design of rhizome education added to Recepcional method; and, finally, the discussion of teaching implemented sequence and its inefficiencies, possible modifications and advances made.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstética na literaturapt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectAesthetics in literaturept_BR
dc.subjectCyberspacept_BR
dc.titleFormação do leitor literário contemporâneo: entre o método recepcional e a perspectiva rizomáticapt_BR
dc.title.alternativeFormation of the contemporary reader: between Recepcional method and rhizomatic perspectivept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo corroborar com o tema da formação do leitor, empregando o Método Recepcional de ensino de literatura, formulado pelas professoras Bordini e Aguiar (1993), somando-o à concepção rizomática, proposta pelos filósofos Deleuze e Guattarri (1995) e, posteriormente, deslocada para o eixo da educação brasileira, pelo professor Silvio Gallo (2008). Tal atualização do método partiu da necessidade de adaptar uma forma de ensino e formação de leitor literário que corresponda com as nuances e dinâmica dos atuais estudantes, que passam a maior parte de seu tempo em ciberespaços. Esta pesquisa constituiu-se de três principais momentos: discussões teóricas a fim de buscar a concepção mais adequada para o aprimoramento do método já existente – o Método Recepcional; a estruturação e aplicação de uma proposta de ensino, somado a essas novas teorias, a fim de atestar a eficácia desse aprimoramento proposto ao método, desde a caracterização dos usuários em uma turma, definida por Santaella (2004), até a concepção de ensino rizomático somado ao método Recepcional; e, por fim, a discussão da sequência de ensino posta em prática, bem como suas ineficiências, possíveis modificações e os avanços conquistados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Cristiano de
dc.contributor.advisor-co1Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee2Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee3Sales, Cristiano de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2016_2_02.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.