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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Aneliana da Silva
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:45Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:45Z-
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationPRADO, Aneliana da Silva. A presença do texto multimodal no livro didático: do texto como pretexto a uma análise linguístico-visual. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8948-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the approach of visual linguistic analysis of multimodal texts in two Portuguese 1st year of high school textbooks: Vozes do Mundo: Literatura, Língua e Produção Textual (ABREU-TARDELLI; ODA; TOLEDO, 2013) e Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013). It is a bibliographic documental and analytic comparative study which has the following authors Bakhtin (2006), Antunes (2014), Mendonça (2006) and Dionísio (2011, 2014) as a research source. It is suggested a changed of the expression “linguistic analysis” to “visual linguistic analysis” as a concept improvement and also it is stablished four categories of analysis: 1) text used as an excuse for teaching grammar; 2) text in which only verbal aspects are explored; 3) text in which verbal and a few non-verbal aspects are explored; and 4) text in which verbal and nonverbal aspects are explored. The importance of studying the approach of multimodal text in the textbook relies specially on the current discussion about the text formation by verbal and non-verbal language, on the increscent attendance of multimodal texts at different human communication fields, on the exams for college and technical education admission, and on the relevance of the textbook as a guidance to the Portuguese language teaching. The results confirm that there is a predominance of verbal over the non-verbal aspects in the study of multimodal text, even though one textbook has presented an important quote of texts in which there is the verbal and non-verbal aspects are explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.titleA presença do texto multimodal no livro didático: do texto como pretexto a uma análise linguístico-visualpt_BR
dc.title.alternativeThe presence of multimodal text in the textbook: from text used as an excuse for teaching grammar to a visual linguistic analysis of the textpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo da presença da análise linguístico-visual de textos multimodais em dois livros didáticos para o 1° ano do Ensino Médio: Vozes do Mundo: Literatura, Língua e Produção Textual (ABREU-TARDELLI; ODA; TOLEDO, 2013) e Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e analítico comparativo que toma como principais fontes teóricas os autores Bakhtin (2006), Antunes (2014), Mendonça (2006) e Dionísio (2011, 2014). Propõe-se a mudança da expressão “análise linguística” para análise linguísticovisual como refinamento conceitual e a formação de quatro categorias de análise: 1) texto como pretexto; 2) texto em que apenas os aspectos verbais são explorados; 3) texto em que os aspectos verbais e apenas alguns/poucos não-verbais são explorados; e 4) texto em que os aspectos verbais e não-verbais são explorados. A importância de estudar o tratamento do texto multimodal no livro didático reside, especialmente, na discussão contemporânea a respeito da constituição do texto pela linguagem verbal e não verbal, na presença cada vez maior dos textos multimodais nas diferentes esferas de comunicação humana e exames para ingresso em cursos superiores e técnicos, e na relevância do livro didático orientando o ensino de língua portuguesa. Os resultados confirmam que há um privilégio da exploração dos aspectos verbais do texto multimodal em detrimento dos não-verbais, embora um manual didático tenha apresentado importante parcela de textos em que há exploração dos aspectos verbais e não-verbais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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