Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8956
Título: O papel dos podcasts na aprendizagem do inglês como língua adicional: experiência de alunos cegos e de baixa visão em um curso de extensão
Título(s) alternativo(s): The role of podcasts in English learning as an additional language: experience of blind and impaired students in an extension course
Autor(es): Lúcio, Hanne Raffaela Turek
Orientador(es): Retorta, Miriam Sester
Palavras-chave: Letramento digital
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Arquivos audiovisuais
Cegos - Educação
Baixa visão
Computer literacy
English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers
Audio-visual archives
Blind - Education
Low vision
Data do documento: 1-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LÚCIO, Hanne Raffaela Turek. O papel dos podcasts na aprendizagem do inglês como língua adicional: experiência de alunos cegos e de baixa visão em um curso de extensão. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A criação da internet e a disponibilização de aplicativos, programas e aparatos tecnológicos contribuíram imensamente para a formação (cultural, social, econômica, política, linguística e tecnológica), emancipação e autonomia dos deficientes visuais. Com base nesse contexto, este trabalho, inserido na área de Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar o papel dos podcasts na aprendizagem da língua inglesa por parte de alunos cegos e de baixa visão, participantes do curso “Inglês Básico para Deficientes Visuais”. Durante o período de Fevereiro a Junho de 2015 aplicamos um questionário, efetuamos entrevistas e observamos as aulas, no intuito de verificar se e como os alunos deficientes visuais aprendem a língua inglesa a partir da utilização de podcasts. Fundamentam essa pesquisa os conceitos de letramento e letramento digital; multiletramentos e uso de podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, além das concepções do sociointeracionismo vygotskiano e das representações sociais. Os resultados demonstram que os alunos cegos e de baixa visão ao utilizarem os podcasts para estudar, têm seu processo de aprendizagem da língua alvo significativamente afetado, uma vez que de receptores passivos passam a serem agentes ativos na elaboração, reelaboração e apropriação de sentidos, significados e conhecimentos. Para resumir, é possível concluir que os podcasts são recursos de grande relevância na aprendizagem da língua inglesa por deficientes visuais, pois possibilita que eles aprendam o idioma de maneira ativa, dinâmica, interativa, inclusiva e crítica.
Abstract: The emergence of the Internet and the availability of applicatives, devices and technological programs have contributed immensely to the formation (cultural, social, economic, political, linguistic and technological), emancipation and autonomy of the visually impaired people. Based on this context, this research paper, inserted in Applied Linguistics area, aims to investigate the role of podcasts in English language learning by blind and visually impaired students, who were participants of the "Basic English for the Visually Impaired" course. During the period from February to June 2015 we applied a questionnaire, conducted interviews and observed classes in order to verify if and how the visually impaired students learn the English language from the use of podcasts. This research is grounded on the concepts of literacy and digital literacy; multiliteracies and the use of podcasts in the foreign languages teaching-learning process. Besides that, the concepts of Vygotskian’s social interactionism and social representations were also considered to support this investigation. The results demonstrates the fact that when the blind and visually impaired students use podcasts to study, they have their target language learning process significantly affected, since as passive recipients they become active agents in the design, redesign and appropriation of meaning, signification and knowledge. To summarize, it is possible to conclude that podcasts are very important resources in English language learning for visually impaired people, as it allows them to learn the language in an active, dynamic, interactive, inclusive and critical way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8956
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_2_07.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.